O PLANO DE CONSERVAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Publicado em 05/06/2019 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
O PLANO DE CONSERVAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Autores
  • Ana Lúcia Cerávolo
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149104-O-PLANO-DE-CONSERVACAO-E-SUA-APLICACAO-NO-CONTEXTO-BRASILEIRO
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Plano de Conservação, Inventário, Autenticidade, Carta de Burra, Casa de Vidro, Fundação Getty
Resumo
O Plano de Conservação é um documento produzido com a finalidade de definir o valor atribuído a um determinado lugar. Considerando suas qualidades e fragilidades, deve-se indicar políticas adequadas para garantir sua conservação no futuro. O princípio que norteia sua concepção é o da conservação preventiva. Um bom planejamento garante o uso sem degradação do bem e ainda antecipa eventuais riscos. A concepção original desse tipo de planejamento prevê naturalmente flexibilidade na sua aplicação e uma cultura de participação e descentralização de responsabilidades. O escopo e complexidade dos planos podem e devem variar conforme o lugar, as necessidades dos proprietários, a gama de problemas encontrados e habilidades disponíveis para sua conservação. Além de flexível, seu conteúdo deve ser tanto útil quanto sucinto, podendo ser compreendido por leigos e não somente por especialistas. A cultura do planejamento para a preservação de bens no Brasil não é uma novidade, tanto na área ambiental quanto na de museologia, que comungam princípios com a área de patrimônio cultural. Há décadas, o Plano de Conservação é item obrigatório para a gestão dos bens naturais e museológicos. Mas, considerando os graves desastres que acometeram o país somente no último ano, concluímos que a exigência do plano por si só não resolverá o desafio da preservação que enfrentamos. Não há plano que supra a ausência de recursos de nossas guerreiras instituições. Na contra mão desse processo caótico, deve-se ressaltar a iniciativa recente do IPHAN que anunciou, em abril de 2018,a destinação de mais de setecentos mil reais , recurso gerido pela Universidade Federal da Bahia, para os “Terreiros baianos” que recebem ação de conservação órgão federal e que prevê a elaboração de um plano de conservação. A também recente experiência de elaboração de Planos de Conservação, no âmbito do programa Keeping It Modern, da Fundação Getty, que ocorreram no Brasil, demonstraram a grande dificuldade de alinhar o trabalhos do “técnicos” com o dos gestores. Para contribuir com o debate, apresentaremos um balanço do Plano de Conservação da Casa de Vidro e discutiremos o papel do inventário no processo de planejamento. A elaboração do inventário, no escopo do CMP da Casa de Vidro, permitiu à equipe ressignificar um instrumento consolidado na área de preservação no Brasil, articulando as duas metodologias: a do inventário e a do CMP. A partir dos resultados alcançados, apesar das dificuldades, verifica-se que o Plano constitui avanços à metodologia tradicional por ser um instrumento de gestão mais eficaz para a instituição. Com ele, as ações para conservação passam a integrar as atividades fins do Instituto. A Casa, além de sua sede, passa a integrar sua missão.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CERÁVOLO, Ana Lúcia. O PLANO DE CONSERVAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149104-O-PLANO-DE-CONSERVACAO-E-SUA-APLICACAO-NO-CONTEXTO-BRASILEIRO. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes