A AUTENTICIDADE COMO CONCEITO: A UNESCO E A ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE PAISAGEM CULTURAL DO PATRIMÔNIO MODERNO À PAMPULHA.

Publicado em 05/06/2019 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
A AUTENTICIDADE COMO CONCEITO: A UNESCO E A ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE PAISAGEM CULTURAL DO PATRIMÔNIO MODERNO À PAMPULHA.
Autores
  • Rita Lages
  • Luiz Henrique Assis Garcia
  • Tito Flávio Rodrigues de Aguiar
  • Carolina Ruoso
  • Denis Tavares
  • Débora Veríssimo Costa
  • João Marcos Veiga
  • Maria Tereza Dantas Moura
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA ESPECÍFICO: AUTENTICIDADE EM RISCO - tópicos desta linha (O conceito de autenticidade - Autenticidade e integridade: dois lados da mesma moeda? / Autenticidade, universalismo e relativismo cultural / Autenticidade no contexto brasileiro / Autenticidade e o patrimônio imaterial / Conservação preventiva e prevenção de risco / Patrimônio cultural e desastres / Meio-ambiente e mudanças climáticas / Risk assessment / Reconstrução pós-desastre )
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/149072-a-autenticidade-como-conceito--a-unesco-e-a-atribuicao-do-titulo-de-paisagem-cultural-do-patrimonio-moderno-a-pam
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Autenticidade, Conjunto Moderno da Pampulha, UNESCO, Patrimônio da Humanidade.
Resumo
Reconhecendo autenticidade como conceito chave para a concepção e configuração histórica da Política de Patrimônio, no plano nacional e internacional, propomos aqui uma apresentação e um debate crítico, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Retomando as leituras teóricas que nosso grupo de pesquisa vem realizando nos últimos anos - Heinich, Jeudy, Lowenthal, Muñoz Viñas, García Canclini, entre outros - aliados a trabalhos recentes que têm versado sobre o conceito à luz de políticas e práticas inovadoras que vêm transformando o campo do Patrimônio, pretendemos discutir os sentidos da autenticidade no escopo de Cartas, Convenções e outros documentos relevantes enquanto marcos neste campo. Nesta primeira parte daremos maior destaque ao emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da Unesco para atribuição do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, considerando desde o trabalho intelectual que o mobiliza articulado com um aparato de categorias (como originalidade; identidade; pertencimento; autoria; entre outras) constituído desde a modernidade até o imperativo econômico que intervém sobre os bens patrimonializados através da especulação imobiliária ou da indústria do turismo. Numa segunda parte, discutiremos o caso do Conjunto da Pampulha, prosseguindo nossa crítica do documento de inclusão na Lista, tomando como pontos de partida: a) a aplicação da categoria dentro dos Dossiês de candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha à lista de Patrimônio Cultural da UNESCO (2014 e 2017), qual sentido predominante em que é empregada, o quanto é recorrente, qual seu peso dentro da argumentação, e a forma como participa da própria constituição do objeto, considerando os textos e imagens que compõem o documento; b) considerações a respeito da avaliação do Dossiê e das ações subsequentes da Unesco e da PBH (proponente), investigando como se constrói essa autenticidade do ponto de vista da razão patrimonial que desconsidera outras historicidades e referências culturais para promover o aplainamento, limando “arestas” para apresentar a Paisagem cultural (sustentáculo adotado para a proposta final) na condição de autêntica. Analisaremos em que medida esta construção evidencia um progressivo ajuste da proposição ao que avaliadores externos da Unesco reconhecem como autenticidade. Em nossas considerações finais propomos um questionamento: por que, diante das evidentes e acirradas contradições que desperta , tal categoria permanece firmemente entre os critérios de patrimonialização.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LAGES, Rita et al.. A AUTENTICIDADE COMO CONCEITO: A UNESCO E A ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE PAISAGEM CULTURAL DO PATRIMÔNIO MODERNO À PAMPULHA... In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149072-A-AUTENTICIDADE-COMO-CONCEITO--A-UNESCO-E-A-ATRIBUICAO-DO-TITULO-DE-PAISAGEM-CULTURAL-DO-PATRIMONIO-MODERNO-A-PAM. Acesso em: 11/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes