SOBRE O GUIA DA ARQUITETURA (PROTO)MODERNA DE FORTALEZA (1932-1960)

Publicado em 05/06/2019 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
SOBRE O GUIA DA ARQUITETURA (PROTO)MODERNA DE FORTALEZA (1932-1960)
Autores
  • Ricardo Alexandre Paiva
  • Beatriz Helena N. Diógenes
  • MARCIA GADELHA CAVALCANTE
  • Zilsa Santiago
  • Laila Maria Aragão da Cruz
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148962-sobre-o-guia-da-arquitetura-(proto)moderna-de-fortaleza-(1932-1960)
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
arquitetura proto-moderna, art déco, documentação e conservação, Fortaleza (CE)
Resumo
Este trabalho aborda o processo de construção do Guia da Arquitetura (Proto)Moderna em Fortaleza (1932 e 1960), que tem como objetivo produzir a sistematização, documentação e seleção das obras mais emblemáticas, compilando-as em um inventário sucinto, a ser publicado em meio digital e impresso. A modernidade arquitetônica em Fortaleza se insinua na década de 1930, fruto de um processo mais intenso de modernização e urbanização. Embora com algumas permanências ecléticas, desde então verifica-se a assimilação de influências racionalistas e art déco, que perduram até o fim da década de 1950, com a chegada dos primeiros arquitetos de formação moderna erudita na capital cearense. O Art Déco, principal vertente, constituía uma tentativa de conciliar os avanços tecnológicos provenientes do processo de industrialização da construção sem, no entanto, abandonar a cultura arquitetônica mais de tradição hsitórica. Estas manifestações expressavam intenções modernizantes, signos de uma “modernidade pragmática” (SEGAWA, 2002). O processo de elaboração do Guia se sustenta em premssas teóricas, relacionadas à produção bibliográfica nacional e regional sobre a arquitetura (proto)moderna e Art Déco, ainda pouco estudada em Fortaleza; e práticas, com base no levantamento de dados e imagens. Com base nestas premissas, está sendo elaborada uma seleção das obras mais representativas, divididas com base na tipologia dos edifícios, tais como: residenciais (uni e multifamiliar), educacional (escolas e universidades), edifícios institucionais públicos (sede de instituições, secretarias, equipamentos públicos), instituições financeiras (bancos, etc), centros de comércio e serviços, edifícios para fins de saúde e meios de hospedagem. Na sequência, estão sendo organizadas fichas de caracterização com dados e a iconográfica (plantas, desenhos e imagens) dos edifícios emblemáticos, configurando um inventário. Foram elencadas até o momento um total de 45 obras, das quais 26 com fichas em estágio mais avançado de elaboração. Ainda como resultados parciais, verifica-se uma concentração significativa das obras no Centro da cidade e adjacências, reforçando a importância simbólica deste acervo. Ademais, o Guia busca proporcionar uma contribuição teórica para a história da modernidade arquitetônica em Fortaleza, valorizando seus agentes, suas obras e seu legado; uma contribuição prática para solucionar problemas relacionados à documentação e à conservação do patrimônio edificado, fornecendo subsídios para possíveis projetos de reutilização no contexto do processo contemporâneo de urbanização de uma das maiores metrópoles brasileiras, além de servir como instrução de tombamento; e, finalmente, construir uma base de dados relevante, que contribua para dar visibilidade e servir como base para as atividades do Núcleo DOCOMOMO CEARÁ, constituindo uma referência para estudos, consultas e pesquisas.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PAIVA, Ricardo Alexandre et al.. SOBRE O GUIA DA ARQUITETURA (PROTO)MODERNA DE FORTALEZA (1932-1960).. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148962-SOBRE-O-GUIA-DA-ARQUITETURA-(PROTO)MODERNA-DE-FORTALEZA-(1932-1960). Acesso em: 17/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes