DE PERSEU A UBIRAJARA: UMA ANÁLISE DE GÊNERO DE UM CONJUNTO ESCULTÓRICO NO PALÁCIO DO CATETE (RIO DE JANEIRO)

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
DE PERSEU A UBIRAJARA: UMA ANÁLISE DE GÊNERO DE UM CONJUNTO ESCULTÓRICO NO PALÁCIO DO CATETE (RIO DE JANEIRO)
Autores
  • Amanda Reis dos Santos
  • Maria Luiza Silva Patury e Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148476-de-perseu-a-ubirajara--uma-analise-de-genero-de-um-conjunto-escultorico-no-palacio-do-catete-(rio-de-janeiro)
ISBN
Palavras-Chave
Gênero, educação patrimonial, Palácio do Catete
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de gênero aplicada a um dos conjuntos escultóricos presentes no hall de entrada do Palácio do Catete – prédio histórico construído no Segundo Império para servir de residência aristocrática, mas que, atualmente, abriga o Museu da República. Selecionamos, para esta análise, a escultura “Perseu libertando Andrômaca” e a do dito “Ubirajara”, inseridas no escopo da segunda metade do século XIX. Partimos da premissa de que a instalação da Corte no Rio de Janeiro, em 1808, promoveu uma apropriação da cultura clássica, legitimada inicialmente pela Família Real Portuguesa e reverberada ao longo do Império Brasileiro pela elite fluminense. Claro exemplo disso é a própria configuração neoclássica do mencionado Palácio, expresso não apenas em sua estrutura arquitetônica como também em sua decoração interna. É, pois, neste contexto que as esculturas serão abordadas, uma vez que mobilizam um conjunto de discursos vigentes, inclusive o de gênero. Para dar conta da proposta, será aplicado o “Método Iconológico” proposto por Edwin Panofsky e, ainda, as categorias conceituais de “imaginário” e de “gênero, propostas, respectivamente, por Jacques Le Goff e Joan Scott. Este trabalho se insere em um projeto de extensão mais amplo, o “Viva + cidade”, que tem por objetivo uma releitura da cultura neoclássica no espaço urbano do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva da educação patrimonial.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Amanda Reis dos; SOUZA, Maria Luiza Silva Patury e. DE PERSEU A UBIRAJARA: UMA ANÁLISE DE GÊNERO DE UM CONJUNTO ESCULTÓRICO NO PALÁCIO DO CATETE (RIO DE JANEIRO).. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148476-DE-PERSEU-A-UBIRAJARA--UMA-ANALISE-DE-GENERO-DE-UM-CONJUNTO-ESCULTORICO-NO-PALACIO-DO-CATETE-(RIO-DE-JANEIRO). Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes