O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E A MEMÓRIA DO TRABALHO FABRIL: O CASO DA CIA. TÊXTIL BRASIL INDUSTRIAL (1870)

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E A MEMÓRIA DO TRABALHO FABRIL: O CASO DA CIA. TÊXTIL BRASIL INDUSTRIAL (1870)
Autores
  • PAULO FERNANDES KELLER
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/147742-o-patrimonio-industrial-e-a-memoria-do-trabalho-fabril--o-caso-da-cia-textil-brasil-industrial-(1870)
ISBN
Palavras-Chave
patrimônio industrial, trabalho fabril, indústria têxtil
Resumo
Este trabalho se propõe a apresentar e debater a questão da preservação do patrimônio industrial e da memória do trabalho fabril a partir do estudo de caso da primeira grande indústria têxtil brasileira: a Companhia Têxtil Brasil Industrial instalada em 1870 na atual cidade de Paracambi – Estado do Rio de Janeiro. O Conjunto Fabril da antiga Companhia Têxtil Brasil Industrial teve seu tombamento provisório decretado em 16 de dezembro de 1985 pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Processo Número E-18/300.031/84). Apesar do grande valor histórico, arquitetônico e cultural do conjunto fabril, seu tombamento ainda não é definitivo. Segundo dados do tombamento, trata-se de uma construção típica da arquitetura industrial inglesa da era vitoriana, de caráter funcional, que apresenta forte volume quadrangular, com dois torreões na frente com andares correspondentes aos do corpo do edifício e um terceiro torreão no centro na parte posterior, características que dão um aspecto imponente ao todo da edificação. A Companhia iniciou suas atividades em 1874 e alterou de forma significativa a região do antigo povoado de Ribeirão dos Macacos (atual cidade de Paracambi-RJ). O conjunto tombado de forma provisório pelo INEPAC em 1985 inclui: o edifício central, a usina de força, a casa do diretor, a capela de Nossa Senhora da Conceição (1880) e edificações complementares. A Companhia encerrou suas atividades no ano de 1996. Posteriormente, em 2001, o edifício central (fábrica) do antigo conjunto fabril foi desapropriado pelo poder público municipal em parceria com o governo estadual para instalação e funcionamento de instituições educacionais de nível superior. Nesta comunicação queremos refletir basicamente sobre as seguintes questões: 1 – os desafios da preservação do patrimônio industrial/fabril – por quê um patrimônio tão rico e de grande importância ainda continua tendo um tombamento provisório? 2 – a relação entre o patrimônio industrial e a memória do trabalho fabril – como pensar a preservação do patrimônio aliado a um resgate da memória da cultura fabril e operária? 3 – o conjunto fábrica + vila operária como expressão do patrimônio cultural industrial – podemos pensar o somatório das relações sociais entre os operários fabris e a empresa/fábrica no espaço fluído entre a fábrica e a vila como uma forma de expressão do patrimônio? 4 – os novos usos do patrimônio industrial pelo poder público municipal e pelas instituições educacionais – como se dá a apropriação dos espaços físicos e da memória fabril e operária pelos agentes e instituições locais? Em que medida os atuais processos de reutilização e de apropriação dos espaços significam maior preservação do patrimônio cultural industrial local?
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KELLER, PAULO FERNANDES. O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E A MEMÓRIA DO TRABALHO FABRIL: O CASO DA CIA. TÊXTIL BRASIL INDUSTRIAL (1870).. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/147742-O-PATRIMONIO-INDUSTRIAL-E-A-MEMORIA-DO-TRABALHO-FABRIL--O-CASO-DA-CIA-TEXTIL-BRASIL-INDUSTRIAL-(1870). Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes