{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

?

SOBRE O EVENTO

O ICOMOS, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, é uma organização não governamental global associada à UNESCO. A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Simpósio Científico do ICOMOS-BRASIL em 2019 apresentou um panorama das discussões sobre o patrimônio em nosso país e comemorará os 25 anos do Documento de Nara, discutindo as questões – profundamente interligadas e contemporâneas – da autenticidade e do risco.

Área Temática

TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)

 

TEMA GERAL: Sub-tema 2: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (2.1. Conservação Urbana 2.2. Paisagens culturais 2.3. Rotas culturais 2.4. Turismo cultural 2.5. Energia e sustentabilidade)

 

TEMA GERAL: Sub-tema 3: Patrimônio imaterial (3.1. Tradição oral e expressão 3.2. Formas de expressão e artes performativas 3.3. Práticas sociais, rituais, cerimônias 3.4. O saber-fazer 3.5. O lugar)

 

TEMA GERAL: Sub-tema 4: Educação para o patrimônio (4.1. Educação para o patrimônio 4.2. Interpretação e apresentação do patrimônio cultural ) Este Sub-Tema está sendo desenvolvido em parceria com a REDE PHI (Patrimônio Histórico + Cultural Ibero-americano)

 

TEMA GERAL: Sub-tema 5: Teorias da conservação (5.1. Teoria e filosofia da conservação e restauração 5.2. Economia da conservação 5.3. Questões legais, administrativas e financeiras )

 

TEMA GERAL: Sub-tema 6: Patrimônio para nossas gerações (O lugar do patrimônio cultural na contemporaneidade; Tradição e renovação: diálogos e convivências necessárias; Formação e capacitação de novos profissionais; Mediação dos conhecimentos tradicionais para as novas gerações; Novas linguagens e novas tecnologias para a preservação.)

 

TEMA ESPECÍFICO: AUTENTICIDADE EM RISCO - tópicos desta linha (O conceito de autenticidade - Autenticidade e integridade: dois lados da mesma moeda? / Autenticidade, universalismo e relativismo cultural / Autenticidade no contexto brasileiro / Autenticidade e o patrimônio imaterial / Conservação preventiva e prevenção de risco / Patrimônio cultural e desastres / Meio-ambiente e mudanças climáticas / Risk assessment / Reconstrução pós-desastre )

 

 





Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável


Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável

E-mail: institutoeds@ieds.org.br



Não existem edições anteriores