PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O CURSO AUTOINSTRUCIONAL “FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – FORPRES”

Publicado em 22/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0280-6

Título do Trabalho
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O CURSO AUTOINSTRUCIONAL “FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – FORPRES”
Autores
  • Izabel Cristina Vieira de Oliveira
  • CAMILA RAFAELE MONTEIRO PONTES
  • ALESSANDRA VIANA NATIVIDADE OLIVEIRA
  • Thaisa Leite
  • Christiana Salgado
Modalidade
Banner
Área temática
EIXO 5 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Data de Publicação
22/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiimostracientifica/753693-percepcao-dos-estudantes-sobre-o-curso-autoinstrucional-formacao-de-preceptores-da-educacao-em-saude--forpres
ISBN
978-65-272-0280-6
Palavras-Chave
Formação à Distância através das TIC, Educação permanente, Métodos pedagógicos
Resumo
A “Formação de Preceptores da Educação em Saúde (FORPRES)”, ofertada pela UFMA Virtual/DTED UFMA no período de 16/12/2022 a 31/07/2022, em parceria com o Ministério da Educação, foi uma oferta educacional gratuita, 100% online e autoinstrucional, que abordou as práticas pedagógicas que fortalecem a condução do preceptor no processo de ensino-aprendizagem nos contextos de educação em saúde, como os ambientes da graduação, internato médico e residência em saúde. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes sobre o curso FORPRES. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa, a partir da análise dos dados obtidos no questionário de avaliação do curso. Para certificação, os alunos foram convidados a avaliar o curso utilizando uma escala Likert de 1 a 5 pontos, variando de péssimo a excelente. Um total de 3519 estudantes responderam o questionário, entre os quais a maioria (2423 estudantes) classificou o curso como excelente (5 pontos). Os alunos foram convidados a fazer sugestões ou comentários sobre o curso e, entre os pontos abordados, receberam destaque a proposta do curso, o desenho pedagógico, a modalidade de ensino a distância (EAD), a apresentação do conteúdo de forma interativa e intuitiva, os recursos educacionais e os métodos avaliativos. Ofertas educacionais como o FORPRES contribuem com a educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no estado do Maranhão e no Brasil, possibilitando a formação, atualização e revisão dos processos de trabalho, incentivando boas práticas no exercício profissional. A avaliação do curso pelos estudantes permite à instituição desenvolvedora um panorama acerca do acesso e qualidade do curso que deverá refletir no aprimoramento de futuras ofertas e da reoferta deste curso.
Título do Evento
I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica da SES-MA
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Izabel Cristina Vieira de et al.. PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O CURSO AUTOINSTRUCIONAL “FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – FORPRES”.. In: Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA. Anais...São Luís(MA) SES-MA / ESPMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIImostracientifica/753693-PERCEPCAO-DOS-ESTUDANTES-SOBRE-O-CURSO-AUTOINSTRUCIONAL-FORMACAO-DE-PRECEPTORES-DA-EDUCACAO-EM-SAUDE--FORPRES. Acesso em: 21/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes