AS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO DECORRÊNCIA DAS VULNERABILIDADES PSICOSSOCIAIS NO ÂMBITO FAMILIAR

Publicado em 19/07/2016 - ISBN: 978-85-5722-002-7

Título do Trabalho
AS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO DECORRÊNCIA DAS VULNERABILIDADES PSICOSSOCIAIS NO ÂMBITO FAMILIAR
Autores
  • Emanuele Pereira Tonholo
  • Helen Carla da Silva
  • Katuliym Nayara Mota do Nascimento Sfogia
  • Betãnia Rigoni da Silva
  • josé humberto verissimo zuchetti
Modalidade
RESUMO - RODAS DE CONVERSA/MESA REDONDA
Área temática
V - Psicologia e Populações: Conhecer as intervenções psicológicas junto às diversas populações.
Data de Publicação
19/07/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/IIICONPCER/31018-AS-DIFICULDADES-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-COMO-DECORRENCIA-DAS-VULNERABILIDADES-PSICOSSOCIAIS-NO-AMBITO-FAMI
ISBN
978-85-5722-002-7
Palavras-Chave
Vulnerabilidades Psicossociais, Relação Familiar, Dificuldades de Aprendizagem.
Resumo
Pelo fato de não possuir claro conhecimento a respeito das dificuldades de aprendizagem, algumas pessoas tendem a considerá-las como disfunções neurológicas passíveis de rígidos tratamentos medicamentosos. No entanto, deve-se evidenciar que algumas dificuldades de aprendizagem, podem surgir a partir da exposição da criança a diversos fatores de risco. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar como as vulnerabilidades psicossociais presentes no âmbito familiar influenciam no processo ensino-aprendizagem da criança, com a pretensão de discutir a importância da relação familiar como matriz para a construção da aprendizagem do indivíduo, pois é este meio que abarca suas primeiras interações e aprendizagens. Os participantes deste estudo foram selecionados a partir do levantamento de dados contidos nas triagens infantis, em que a família e a escola relatavam a dificuldade de aprendizagem como queixa para o encaminhamento da criança ao serviço de atendimento prestado pela Clínica/Escolade Atendimento Psicológico. Sendo assim, fez-se um levantamento de todas as triagens das crianças de 06 (seis) a 12 (doze) anos que estavam sendo atendidas durante o ano letivo, incluindo osprontuários arquivados do ano de 2015.Após a consulta das triagens ativas e desligadas as famílias foram contatadas e convidadas a participar da pesquisa.Assim, a pesquisa foi realizada nas dependências da CEAP, com o total de 11 (onze) participantes, sendo eles os responsáveis legais pela criança, representados por diversos graus de parentesco (pai, mãe, avó, madrinha, entre outros).Os métodos de investigação utilizados foram o questionário e a entrevista baseados no Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF) e na Escala de Eventos Adversos (EEA), adaptados para a finalidade de investigar quais recursos materiais a família disponibilizava à criança em sua casa, bem como, quais eventos familiares poderiam ter influenciado em algumas mudanças no comportamento ou na rotina familiar. Dessa forma, obteve-se através da análise das entrevistas, que estas crianças apresentavam dificuldades escolares em decorrência da falta de suporte familiar, sendo que algumas se encontravam expostas constantemente a fatores de risco como abuso sexual, ausência do pai, ausência da mãe, dificuldades financeiras, entre outros.A exposição a estes fatores de risco pode ser um agravante negativo ao desenvolvimento psicossocial infantil, e a família desempenha papel fundamental neste processo.Entretanto, não se pode delegar exclusivamente à família a responsabilidade, sem considerar as determinações historicamente impostas pela sociedade.Sendo assim,entende-se que este é um fenômeno bastante complexo, e requer a atuação conjunta entre a família, a esquipe escolar e os profissionais das áreas da saúde e assistência social.
Título do Evento
3 CONGRESSO DE PSICOLOGIA DO CERRADO
Cidade do Evento
Cuiabá
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º congresso de Psicologia do Cerrado
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

TONHOLO, Emanuele Pereira et al.. AS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO DECORRÊNCIA DAS VULNERABILIDADES PSICOSSOCIAIS NO ÂMBITO FAMILIAR.. In: Anais do 3º congresso de Psicologia do Cerrado: “Caminhando pelo Cerrado: diversidades, saberes e fazeres da Psicologia”. Anais... 06 a 07 de julho de 2016 em: Cuiabá/MT. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICONPCER/31018-AS-DIFICULDADES-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-COMO-DECORRENCIA-DAS-VULNERABILIDADES-PSICOSSOCIAIS-NO-AMBITO-FAMI. Acesso em: 25/04/2024

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