COMEÇOS COMO PREPARAÇÃO PARA O FUTURO: A CHEGADA AO 1º ANO COMO PRINCÍPIO DE NATALIDADE

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
COMEÇOS COMO PREPARAÇÃO PARA O FUTURO: A CHEGADA AO 1º ANO COMO PRINCÍPIO DE NATALIDADE
Autores
  • Márcia Vilma Murillo
Modalidade
Resumo
Área temática
3. Infância-deslocamentos-limiares: A originalidade temática e metodológica dos estudos da infância permite a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade a partir de campos do conhecimento que constituem os estudos da infância. Refletir sobre os conceitos, compreender e articular teorias, problematizar e constituir formas de pesquisa, são questões a serem tratadas neste eixo.
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicei/418232-comecos-como-preparacao-para-o-futuro--a-chegada-ao-1-ano-como-principio-de-natalidade
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Infância, Educação Básica, Transição, Natalidade, Começos
Resumo
O estudo aproxima filosofia e pedagogia como caminho metodológico para pensar modos de com-viver na escola de Educação Básica desde a interrogação pela chegada das crianças pequenas ao Ensino Fundamental. A opção pela abordagem filosófica na pesquisa educacional emerge da intencionalidade em não pontuar respostas, mas apresentar uma questão a ser investigada e interrogada: a ação de começar-se na vida pública da escola, docência e crianças, a partir da temática pedagógica da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A questão central é tecida desde a interrogação pela concepção hegemônica de preparação das crianças para o futuro aliada à desconsideração para com a novidade da mudança de etapa. A intenção é afirmar a importância dos começos e do compromisso educacional – ético, estético e político de acolher os novos que chegam à Escola Fundamental. A distinção, em Arendt (2016), entre os conceitos de nascimento e natalidade permite destacar a importância das premissas que norteiam o fazer pedagógico na chegada à segunda etapa da Educação Básica. Nascimento como atividade biológica, que ocorre toda vez que uma nova criança vem ao mundo e com ele “o fato de todos nós virmos ao mundo ao nascermos e de ser o mundo constantemente renovado após o nascimento” (ARENDT, 2019, p. 247). A natalidade é aqui apresentada como a possibilidade de inauguração da criança em linguagem. Um segundo nascimento ao se deparar com a ação de começar-se numa outra escola. Começos que fazem emergir as novidades de um mundo que não apenas continua, mas também se modifica. Duas etapas da Educação Básica que colidem neste tempo/espaço de transição das crianças, as quais diferem em sua própria nomenclatura: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Termos que carregam, para além de uma sintaxe, significados e sentidos distintos de conceber crianças, infância e educação crianças. A educação, apresentada no nome da primeira etapa, permite considerá-la para além de conteúdos e aprendizagens previamente mapeadas em áreas especializadas de conhecimentos. Um compromisso educacional pautado na experiência de aprendizagens amplas e plurais das crianças. Diferentemente da etapa seguinte, a qual passa a adotar, além de outro nome, outras funções, dentre as quais, a rigidez da obrigatoriedade do ensino de conteúdos segregados por áreas do conhecimento. A travessia entre as etapas como experiência de encontro entre adultos e crianças em alteridade aponta para a possibilidade de empreender o novo, de exercer a capacidade humana de iniciar com coisas no mundo e de realizar aquilo que não é planejado nem esperado (Arendt, 2016). A lógica da preparação para o futuro, a aceleração do processo de vida das crianças e a valorização do que a criança ainda não é, conduzem à reflexão do que afinal pode estar implicado nesta passagem de uma etapa para outra da Educação Básica: a padronização do mundo pela padronização do humano.
Título do Evento
III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de estudos da infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MURILLO, Márcia Vilma. COMEÇOS COMO PREPARAÇÃO PARA O FUTURO: A CHEGADA AO 1º ANO COMO PRINCÍPIO DE NATALIDADE.. In: Anais do congresso de estudos da infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/418232-COMECOS-COMO-PREPARACAO-PARA-O-FUTURO--A-CHEGADA-AO-1-ANO-COMO-PRINCIPIO-DE-NATALIDADE. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

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