POR UMA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE CORPO INTEIRO

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2594-5149

DOI
10.29327/170981.3-1
Título do Trabalho
POR UMA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE CORPO INTEIRO
Autores
  • EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA
  • Luiz Eduardo Paulino da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
1. Infância-linguagens-movimentos: Ancorada na diversidade sociocultural, este eixo abrange as significações e representações das modos de vida, ideias e práticas das crianças. Corpo, voz, criação, liberdade, inclusão, movimento, lúdico e autoria, a infância se constitui a partir destas teias de sensações e ações.
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicei/417561-por-uma-educacao-e-formacao-de-corpo-inteiro
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Criança, Formação Docente, Educação Infantil.
Resumo
A intenção deste estudo é refletir algumas ideias e apontar caminhos no sentido de que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil de uma creche comunitária no agreste paraibano promovam o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, assim como está previsto no Artigo 29 da LDB/96. Tendo em vista que a aprendizagem não é apenas a representação mental do mundo, mas um processo em que corpo e mente, razão e emoção constituem uma unidade e estão absolutamente articulados, esta pesquisa-ação colaborativa tem como objetivo apresentar o ensaio de um projeto de formação continuada de professoras da primeira infância. Tal projeto pauta-se numa proposta de educação e formação de corpo inteiro, uma formação que extrapola o compromisso apenas com a transmissão de conceitos via razão e busca abranger outras dimensões do humano – corporais, emocionais, éticos, estéticos. Pensar um processo de formação para professores/as da educação infantil nessa perspectiva significa, necessariamente, desconstruir conceitos que historicamente moldaram, e ainda moldam, as concepções de pedagogia e de processos formativo-educacionais da cultura ocidental. Vale ressaltar que a pesquisa-ação concebe o/a professor/a como sujeito de uma investigação-colaborativa e está pautada em vínculos de confiança e na participação de todos no processo de construção de novos conhecimentos, fruto de uma cultura escolar ressignificada e produzida no grupo, pelo grupo e para o grupo fortalecer suas práticas cotidianas. Logo, a metodologia de pesquisa-ação mostrou ser a mais adequada ao trabalho realizado, posto que tenha sido desenvolvido junto a um grupo de quinze professoras (todas mulheres), baseado no uso dos seguintes instrumentos metodológicos: intervenção planejada, acompanhamento, registro, avaliação constante e replanejamento de ações, em especial uma produção coletiva de melhorias. A análise de dados desta pesquisa deu-se a partir do aporte teórico-metodológico construído para esse fim, especialmente as obras de Deleuze, 2002; Espinosa, 1983; Guimarães, 2008; Leite & Osteto, 2004; Maturana & Varela, 2002; Morin, 1990; Sousa Santos, 2001; e Thiollent, 2000. Os resultados obtidos com o projeto apontam para a apropriação da intencionalidade da ação docente na educação infantil, principalmente quando vivenciam, no processo de formação, atividades de sensibilização e de experimentação de movimentos e de corporeidade e de ludicidade. Isso indica a importância da formação docente que contempla a pessoa do professor e da professora em sua totalidade, de modo a contribuir para o debate sobre a identidade profissional e o fazer docente desses atores sociais. A educação é um processo de corpo inteiro porque o conhecimento é fruto da ação do sujeito no mundo, mobilizada pelo desejo, possibilitada pelo corpo, guiada por processos sensoriais que alegram e potencializam o sentido de aprender e ensinar.
Título do Evento
III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de estudos da infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

COSTA, EFIGÊNIA MARIA DIAS; SILVA, Luiz Eduardo Paulino da. POR UMA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE CORPO INTEIRO.. In: Anais do congresso de estudos da infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/417561-POR-UMA-EDUCACAO-E-FORMACAO-DE-CORPO-INTEIRO. Acesso em: 19/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes