PESQUISA E PRODUÇÃO SOBRE A INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
PESQUISA E PRODUÇÃO SOBRE A INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Autores
  • Letícia Rodrigues de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
3. Infância-deslocamentos-limiares: A originalidade temática e metodológica dos estudos da infância permite a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade a partir de campos do conhecimento que constituem os estudos da infância. Refletir sobre os conceitos, compreender e articular teorias, problematizar e constituir formas de pesquisa, são questões a serem tratadas neste eixo.
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicei/416784-pesquisa-e-producao-sobre-a-infancia-em-mocambique
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Estudos da infância. Epistemologias do Sul. Moçambique.
Resumo
Difundida em diferentes países da Europa e na América do Norte, a sociologia da infância sustentou variadas pesquisas e, dessa forma, produziu teoria sobre a infância e as crianças. Sabe-se que esse campo e, indo além, que o campo multidisciplinar dos estudos da infância tem repercutido em países da América do Sul (VOLTARELLI, 2017), incluindo o Brasil (ABRAMOVICZ; OLIVEIRA, 2010; FARIA; FINCO, 2011; NASCIMENTO et al, 2013). Tornou-se relevante perguntar: Qual a pesquisa sobre infância realizada na África que tem o português como língua oficial – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe? Tendo como base o paradigma formulado nos anos 1990 por James e Prout, o qual considera a infância como construção social e as crianças como atores sociais, as discussões de autores como Qvortrup (2010) e Corsaro (2011) e o conceito de epistemologias do Sul (SANTOS, 2010a), para a compreensão das características e da diversidade encontradas nos PALOP. O presente estudo investigou o desenvolvimento dos estudos da infância em Moçambique realizando um levantamento geral da produção para identificar pesquisadores e as temáticas relevantes sobre a infância no país. Em Maputo foi possível encontrar em torno de cem (100) trabalhos, de 2002 a 2019. O material foi organizado em duas grandes categorias: (1) produção de conhecimento e (2) veiculação de conhecimento. Na produção de conhecimento, destaca-se as pesquisas produzidas nas formas de monografias e dissertações. Na veiculação de conhecimento, tudo o que foi publicado em livros, revista, em congressos e relatórios de pesquisa. Ao analisar os trabalhos, foram identificados os temas, as áreas predominantes, os percursos metodológicos, os conceitos e os campos teóricos presentes nesses estudos, dando visibilidade à pesquisa sobre a infância moçambicana. Nas monografias localizei as seguintes categorias temáticas: a infância fora da escola, as questões sociais que impactam a vida das crianças, as crianças na escola e os aspectos relacionais. Nas dissertações, os grupos temáticos foram: a infância como construção social e a discussão dos direitos da infância. As categorias temáticas dos livros foram: a escola, a vulnerabilidade social e os aspectos relacionais. Nos periódicos, os grupos temáticos são: as crianças na escola e a infância fora da escola. Nos Congressos e Relatório de pesquisa, os grupos temáticos são: escola e as situações da infância. Os trabalhos são produções recentes, densas e consistentes, visto que apresentam como as crianças estão sendo pensadas e discutidas no país. De modo geral, destaca-se diferentes contextos sobre a infância, sendo que alguns trabalhos apresentam as vulnerabilidades vividas na infância e outros trazem visibilidade para que as crianças participem. Assim, algumas pesquisas abordam os direitos das crianças e outras ressaltam as práticas culturais, tais como os ritos de iniciação, o trabalho infantil, casamento prematuro e a institucionalização das crianças.
Título do Evento
III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de estudos da infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUZA, Letícia Rodrigues de. PESQUISA E PRODUÇÃO SOBRE A INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE.. In: Anais do congresso de estudos da infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/416784-PESQUISA-E-PRODUCAO-SOBRE-A-INFANCIA-EM-MOCAMBIQUE. Acesso em: 25/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes