LIBERDADE E EDUCAÇÃO: GESTO POÉTICO E POLÍTICO NO ENCONTRO DA MÚSICA, INFÂNCIA E DOCÊNCIA

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
LIBERDADE E EDUCAÇÃO: GESTO POÉTICO E POLÍTICO NO ENCONTRO DA MÚSICA, INFÂNCIA E DOCÊNCIA
Autores
  • Bianca De Oliveira Cardoso
  • sandra regina simonis richter
Modalidade
Resumo
Área temática
3. Infância-deslocamentos-limiares: A originalidade temática e metodológica dos estudos da infância permite a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade a partir de campos do conhecimento que constituem os estudos da infância. Refletir sobre os conceitos, compreender e articular teorias, problematizar e constituir formas de pesquisa, são questões a serem tratadas neste eixo.
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicei/415536-liberdade-e-educacao--gesto-poetico-e-politico-no-encontro-da-musica-infancia-e-docencia
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Liberdade, Docência, Infância, Educação musical
Resumo
O ensaio apresenta pesquisa de mestrado em educação em andamento desde a interrogação pelo fenômeno da liberdade que surge dos deslocamentos promovidos pela docência com crianças na educação infantil. Uma docência atravessada por discursos hegemônicos neoliberais, pautados pela ênfase à aprendizagem (BIESTA, 2013) e padrões de ser professora na educação infantil, premissas de inovação, estética, publicização do cotidiano (FABRIS, HORN, 2018), além da crescente tendência ao apostilamento. Movimentos que cerceiam o pensar, o questionar e o inventar modos singulares de ser docente na contemporaneidade, nos quais a liberdade se manifesta como ausência. Essa manifestação surge nos relacionamentos, no espaço público da escola, e não como interioridade, desejo da vontade, como liberdade de escolha individual ou do pensamento. Arendt (2016) permite compreender que o sentido da política é a liberdade e seu domínio de experiência é a ação. A liberdade que pode se manifestar na docência é a de chamar à existência o que antes não existia, ato político de começar algo no mundo, com os outros. O tema música, infância e docência emerge da experiência cotidiana na escola, como narrativa do vivido de um “mestre inventor” (KOHAN, 2014), que resiste ao imposto como modelo ao imprimir o movimento de ser iniciador de um projeto de educação musical no município de São Leopoldo/RS. Para tal, apresenta-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico pelo modo rigoroso de pensar o vivido (BICUDO, 2011), na qual a opção pela abordagem filosófica emerge da intencionalidade em não pontuar respostas, mas apresentar a questão da liberdade como interrogação educacional. Neste estudo, infância é abordada com Mia Couto (2009) como estado relacional e atemporal, a música como vínculo lúdico da sonoridade com a vida, em estado de encontro (LINO, 2019), e a docência como percurso em companhia das infâncias, viagem pedagógica, inventiva e errante (KOHAN, 2014). A ação singular, única e irrepetível de ser iniciador de um projeto de música com crianças, na pluralidade de um mundo já começado, é tanto produtora de sentidos porque é gesto poético (RICHTER, BERLE, 2016) quanto movimento de invenção e transformação de si em suas relações com os outros e com o mundo porque é gesto político (SKLIAR, RIBEIRO, 2020). Dessa ação surgem interrogações: como os gestos poéticos e políticos sustentam a docência? Como a liberdade se manifesta e mobiliza ações docentes e de que forma pode ser vivenciado com as crianças? Compartilhar a experiência vivida do fenômeno da liberdade não é produzir receitas ao fazer docente, mas aproximar filosofia e educação para compreender os conceitos que emergem do vivido no espaço público que conjuga o encontro entre música, infância e educação. Aqui, o que está em jogo na manifestação da liberdade como gesto (FLUSSER, 2014), condição humana relacional fundamental, sobretudo em tempos de sua fragilização na esfera pública, não é a vida mas o mundo comum.
Título do Evento
III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de estudos da infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

CARDOSO, Bianca De Oliveira; RICHTER, sandra regina simonis. LIBERDADE E EDUCAÇÃO: GESTO POÉTICO E POLÍTICO NO ENCONTRO DA MÚSICA, INFÂNCIA E DOCÊNCIA.. In: Anais do congresso de estudos da infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/415536-LIBERDADE-E-EDUCACAO--GESTO-POETICO-E-POLITICO-NO-ENCONTRO-DA-MUSICA-INFANCIA-E-DOCENCIA. Acesso em: 27/07/2024

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