UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS UFPA (CAMPUS UNIVESITÁRIO DO MARAJÓ – SOURE)

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS UFPA (CAMPUS UNIVESITÁRIO DO MARAJÓ – SOURE)
Autores
  • André Lima
  • Silvia Helena Benchimol Barros
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 8 - Línguas em contato na Amazônia oriental; Tradução, Terminologia e Interculturalidade (sob as perspectivas das linguagens)
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617315-uma-perspectiva-intercultural-no-ensino-da-lingua-inglesa-na-graduacao-em-letras-ufpa-(campus-univesitario-do-mar
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
INTERCULTURALIDADE, LÍNGUA INGLESA, DECOLONIALIDADE, GRADUAÇÃO
Resumo
O presente trabalho consiste em um recorte do projeto de dissertação do mestrado PPGLSA. Uma reflexão, sobre a ensino da língua inglesa no curso de graduação em Letras – Língua Inglesa no Campus do Marajó – Soure da UFPa, e tem o intuito de analisar de que forma o ensino dos componentes de língua inglesa pode ser (re)pensado a partir de um viés intercultural. Neste sentido, este trabalho de pesquisa engendra uma reflexão sobre a experiência do autor como professor de língua inglesa no referido campus, utilizando como referência a observação do contexto no qual os educandos/as estão inseridos, propondo a interculturalidade como uma proposta de intervenção para o ensino de língua inglesa, levando em consideração a valorização da identidade cultural dos discentes do curso, a qual usualmente cede lugar às referências estrangeiras e de contextos socioculturais bastante diversos daqueles vivenciados por aprendizes de locais como a Ilha do Marajó-Soure (PARDO, 2019; MARZARI, 2020). Considera, também, como referência a ideia de interculturalidade crítica no desenvolvimento de novas práticas educativas e discursivas, demovendo o ensino de graduação de língua inglesa da visão equivocada de que as aulas têm que ser centradas apenas em práticas educativas e discursivas que consideram apenas os aspectos didáticos, programáticos, curriculares e/ou metodológicos. (RODRIGUES & SILVESTRE, 2020). Percebe-se então a necessidade de uma de análise mais profunda do material didático, que envolva a identificação de aspectos que reforçam os traços colonialistas presente no livro, visando uma nova abordagem no ensino e aprendizagem da língua estrangeira, na busca por um ensino mais significativo da mesma.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, André; BARROS, Silvia Helena Benchimol. UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS UFPA (CAMPUS UNIVESITÁRIO DO MARAJÓ – SOURE).. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617315-UMA-PERSPECTIVA-INTERCULTURAL-NO-ENSINO-DA-LINGUA-INGLESA-NA-GRADUACAO-EM-LETRAS-UFPA-(CAMPUS-UNIVESITARIO-DO-MAR. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes