GESTÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2013-2020)

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
GESTÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2013-2020)
Autores
  • MEQUIAS PEREIRA DE OLIVEIRA
  • Raquel Amorim dos Santos
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 4 - Currículo, Formação de Professores, Relações éticos raciais, Infancias e cultura material nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/614396-gestao-escolar-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-em-teses-e-dissertacoes-da-capes-(2013-2020)
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Gestão Escolar, Educação das Relações Étnico-Raciais, Teses e Dissertações da Capes.
Resumo
Este estudo resulta da pesquisa Representações sociais de gestoras escolares sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) em escolas públicas municipais de Bragança-PA. A Gestão Escolar envolve planejar, coordenar, orientar, mediar os processos técnico-administrativos e pedagógicos, acompanhar a implementação de políticas educacionais, dialogar com a comunidade escolar, entre outras práticas. A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de gestoras escolares sobre a ERER em escolas públicas municipais de Bragança-PA. A ERER é uma política educacional curricular de enfrentamento ao racismo nas instituições escolares. Acreditamos que a Gestão Escolar pode contribuir com implementação da ERER no projeto político-pedagógico e nas práticas didático-pedagógicas. A partir dos processos de orientação e coordenação, gestores e gestoras escolares podem estimular práticas voltadas ao enfrentamento do racismo. Nesta análise, busca-se compreender a relação entre a Gestão Escolar e a ERER por meio de revisão bibliográfica em relatórios de pesquisas do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, adotando-se os catálogos de duas avaliações quadrienais (2013 a 2020). Metodologicamente é um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, em que se analisa a categoria Gestão Escolar em diálogo com Paro (2017), Libâneo (2013), Lück (2009) e Hora (2012) e a categoria ERER a partir das discussões de Gomes (2005), Silva (2018), Munanga (2005) e Santos e Coelho (2013). Os resultados do estudo indicam que no período analisado apenas cinco dissertações abordaram essa temática como objeto central da discussão. Verificou-se que a Gestão Escolar é apontada como a possibilidade de mobilizar a comunidade escolar para efetivar as práticas da ERER. Gestores e gestoras são caracterizados(as) como agentes potencializadores da implementação da Lei 10.639/2003. As conclusões evidenciam que a Gestão Escolar para a ERER é um campo de estudo em construção, com poucas pesquisas desenvolvidas para explicar a complexidade dessa relação.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

OLIVEIRA, MEQUIAS PEREIRA DE; SANTOS, Raquel Amorim dos. GESTÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2013-2020).. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/614396-GESTAO-ESCOLAR-PARA-A-EDUCACAO-DAS-RELACOES-ETNICO-RACIAIS-EM-TESES-E-DISSERTACOES-DA-CAPES-(2013-2020). Acesso em: 27/07/2024

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