A INTERFERÊNCIA DO ORALISMO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
A INTERFERÊNCIA DO ORALISMO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
Autores
  • Camila Lorrane Vieira Jansen
  • LEILA SARAIVA MOTA
  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 3 - Educação Linguagens e saberes Interculturais nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/613094-a-interferencia-do-oralismo-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-de-alunos-surdos
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Oralismo. Ensino. Aprendizagem. Sujeito surdo
Resumo
O presente estudo, ainda em andamento, faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o desenvolvimento linguístico do aluno surdo. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento da pessoa surda. Considerando que a escola é um amplo espaço de interação social, uma vez inserido nela, o aluno surdo estará exposto às mais variadas experiências culturais e linguísticas. Desse modo, a pesquisa será desenvolvida a partir da observação do aluno surdo e o contexto a qual está inserido, a escola e a figura do professor, essa observação acontecerá na EEEFM Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA. Sob essa ótica, a metodologia aplicada se dará por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, partindo das análises e leituras de artigos de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), autores que discutem acerca do tema estudos surdos, entre outros autores que investi. Por tanto, espera-se que o presente estudo contribua para o ensino e aprendizagem da pessoa surda e o desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no espaço educacional.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, LEILA SARAIVA; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos. A INTERFERÊNCIA DO ORALISMO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS.. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/613094-A-INTERFERENCIA-DO-ORALISMO-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-ALUNOS-SURDOS. Acesso em: 27/07/2024

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