“ISSO AÍ É A CIÊNCIA DA GENTE ... PORQUE É UM SEGREDO QUE ELE FAZ O CACHORRO NÃO FICAR RUIM”: SABERES, COSMOLOGIAS E PRÁTICAS DA CAÇA TEMBÉ.

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
“ISSO AÍ É A CIÊNCIA DA GENTE ... PORQUE É UM SEGREDO QUE ELE FAZ O CACHORRO NÃO FICAR RUIM”: SABERES, COSMOLOGIAS E PRÁTICAS DA CAÇA TEMBÉ.
Autores
  • Jakson da Silva Gonçalves
  • Roberta Sá Leitão Barboza
  • Vanderlúcia da Silva Ponte
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 5 - Saberes, ambiente, relações e práticas produtivas na Amazônia
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/613023-isso-ai-e-a-ciencia-da-gente--porque-e-um-segredo-que-ele-faz-o-cachorro-nao-ficar-ruim--saberes-cosmologia
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Caça, Saberes, Povo Tembé
Resumo
A caça, no contexto Tembé, é uma atividade tradicional que, além da provisão de proteínas, é um processo formador de sociabilidades, pois os Tembé acreditam que a alimentação oriunda da caça tem importância na formação da personalidade de rapazes e moças, como no caso do ritual do wira'u-haw. Este ritual, na cosmologia Tembé, é um marco da passagem dos adolescentes para a fase adulta, momento em que lhe é confiado maiores responsabilidade no contexto do seu povo. Neste trabalho objetivamos analisar os saberes e práticas envolvidas nessa atividade. Minha relação pessoal com os Tembé se dá desde 2007 e, academicamente, desde 2018. Academicamente houve três atividades de campo, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas, caminhada na floresta, rodas de conversas, dispondo de caderno de campo, gravador e câmera fotográfica. Atualmente não se usa arco e flecha com a frequência de antes, onde a espingarda tem se tornado um recurso importante e atualizada na cosmologia Tembé. Os caçadores empregam um repertorio rico de conhecimentos sobre a etnoecologia animal/vegetal para a localização da caça. Também é usado vestígios da presença dos animais, e algumas vezes, uso de cães para farejarem as caças. Esses conhecimentos podem ser usados de forma combinada no contexto da floresta. Observamos quatro formas de caçar - a espera, a varrida, o bufete e o uso de cães - com variações de uso ao longo do ano. Também, a cosmologia é forte, presente nas relações dos caçadores com o encantado Marana-ywa, protetor da caça, o qual impõe respeito ao caçador com relação aos recursos da floresta. Assim, conclui-se, que a caça Tembé é marcada por uma complexa rede de conhecimentos, que associam métodos tradicionais de caça Tembé, com práticas regionalmente estabelecidas de caça. Também se compreende a análise de tais práticas devem ocorrer atenta aos significados e à cosmologia local.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Jakson da Silva; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; PONTE, Vanderlúcia da Silva. “ISSO AÍ É A CIÊNCIA DA GENTE ... PORQUE É UM SEGREDO QUE ELE FAZ O CACHORRO NÃO FICAR RUIM”: SABERES, COSMOLOGIAS E PRÁTICAS DA CAÇA TEMBÉ... In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/613023-ISSO-AI-E-A-CIENCIA-DA-GENTE--PORQUE-E-UM-SEGREDO-QUE-ELE-FAZ-O-CACHORRO-NAO-FICAR-RUIM--SABERES-COSMOLOGIA. Acesso em: 04/10/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes