PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA-PIBID, NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS, ENSINO E APRENDIZAGEM.

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA-PIBID, NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS, ENSINO E APRENDIZAGEM.
Autores
  • Lucas Silva Morais
  • Leila Saraiva Mota
  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 4 - Currículo, Formação de Professores, Relações éticos raciais, Infancias e cultura material nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/612844-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-a-docencia-pibid-no-ensino-da-lingua-portuguesa-para-alunos-surdos
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
LIBRAS, ensino de Português para surdos, recursos pedagógicos.
Resumo
A língua portuguesa no Brasil é institucionalmente a língua oficial do país, já a Língua brasileira de sinais/Libras, é a língua oficial da comunidade surda brasileira, reconhecida oficialmente através da lei 10.436/2002, as pessoas surdas por direito previsto em lei podem comunicar-se através dela, a lei 14.191, de 2021 determina o ensino bilíngue para surdos tendo a Libras como primeira Língua e a escrita da língua Portuguesa como L2, com isso o programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) Português/Libras, da Universidade Federal do Pará/UFPA-campus/Bragança, vem desenvolvendo a presente pesquisa, no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos na escola EEEFM Prof. Yolanda Chaves, no município de Bragança/PA. O objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos surdos na escrita, interpretação e uso da Língua Portuguesa. As visitas realizadas na escola campo, sob supervisão da direção e professora de Língua portuguesa, possibilitaram observarmos que o discente dispõe de conhecimentos básicos em ambas as línguas, cursando a terceira série do Ensino Médio, o adolescente apresenta uma escrita que não atende as normas padrão do Português brasileiro, apresentando um domínio linguístico inferior da turma que está inserido. Após o diagnóstico apresentado e com base na Quadros (2006), foram confeccionados materiais pedagógicos para facilitar o ensino e aprendizagem, com atividades especificas com intuito de reduzir a problemática apresentada. A dinâmica trabalhada com o discente apresenta resultados parciais apenas, pois o projeto trabalhará essa e outras atividades ao decorrer do ano letivo de 2023 e apontará as conclusões exatas ao final do ano.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAIS, Lucas Silva; MOTA, Leila Saraiva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA-PIBID, NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS, ENSINO E APRENDIZAGEM... In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/612844-PROGRAMA-INSTITUCIONAL-DE-BOLSAS-DE-INICIACAO-A-DOCENCIA-PIBID-NO-ENSINO-DA-LINGUA-PORTUGUESA-PARA-ALUNOS-SURDOS. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

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