UMA HISTÓRIA DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO FALE FLOR DO GRÃO PARÁ

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
UMA HISTÓRIA DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO FALE FLOR DO GRÃO PARÁ
Autores
  • Elizabeth Orofino
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 4 - Currículo, Formação de Professores, Relações éticos raciais, Infancias e cultura material nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/610939-uma-historia-da-historia-da-alfabetizacao-na-regiao-norte--narrativas-e-experiencias-compartilhadas-no-fale-flor-
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
História da Alfabetização, Formação de Professores, Formação Instituinte
Resumo
O presente trabalho resulta da pesquisa mater em andamento intitulada Grãos de Letras: por uma história da alfabetização no Estado do Pará. O estudo é costurado alinhavando três principais fios: i) a reflexão acerca da pesquisa e da escrita da pesquisa a partir da experiência singular, biográfica e histórico-social do sujeito que a vive; ii) os princípios teóricos, éticos, epistêmicos, políticos e metodológicos que dão as mãos, isto é, que abrem possibilidades para pensar e viver o pesquisar nestas bases; e iii) a conversa com narrativas docentes produzidas e/ou partilhadas nos encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará da UFPA acerca da possibilidade de uma alfabetização sem cartilha, alicerçada na autoria, na interlocução, no sentido. Sustenta-se em princípios éticos, políticos e metodológicos do campo dos estudos e pesquisas com os cotidianos e da filosofia da linguagem. Afirma a presença, a escuta, o reconhecimento do outro, a experiência como alicerce para formulação da Alfabetização das Águas (LUCIO, 2019). Desse modo, persegue uma possibilidade de viver a pesquisa com narrativas assumindo a tripla dimensionalidade destas: como fenômeno investigativo, como método de investigação e como gênero privilegiado para escrita/partilha da pesquisa. As narrativas produzidas no FALE provocam a pensar e afirmar a alfabetização como ato político, como exercício discursivo, de elaboração, reflexão, construção de sentidos, interlocução, compreensão e legitimação da linguagens e culturas do portal da Amazônia. Potencializam a compreensão de que a alfabetização está para além da codificação/ decodificação do escrito: a leitura do mundo, a composição de repertórios do texto-vida, de modos de ver, ler e sentir o mundo. Provocam a pensar que o alfabetizar como ato político, ético e estético exige a desconfiança constante aos movimentos e discursos de despotencialização e negação do caráter inventivo, potente e criador que também constitui a escola.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OROFINO, Elizabeth. UMA HISTÓRIA DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO FALE FLOR DO GRÃO PARÁ.. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/610939-UMA-HISTORIA-DA-HISTORIA-DA-ALFABETIZACAO-NA-REGIAO-NORTE--NARRATIVAS-E-EXPERIENCIAS-COMPARTILHADAS-NO-FALE-FLOR-. Acesso em: 13/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes