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Apresentação
O século 21 tem apresentado diferentes desafios à formação de professores(as). A presença das tecnologias, o uso intensificado das redes sociais e as mudanças nas relações sociais tem alterado as dinâmicas sociais e as práticas escolares exigindo que os professores desenvolvam novas competências e abordagens pedagógicas. Nos últimos anos, o enfrentamento da COVID-19 exigiu ainda mais desse processo, decorrente das restrições impostas enquanto medidas sanitárias e necessidade de inovação pedagógica e uso das tecnologias.
Em contrapartida, no mesmo período foi possível observar
muitas mudanças relacionadas ao incentivo às políticas públicas de formação de
professores(as). Dentre as conquistas alcançadas, o Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP)
ocupam lugares de destaque por possibilitarem aos cursos de graduação que parte
de seus(suas) discentes fossem submetidos em uma jornada imersiva
possibilitando experimentar diferentes dimensões na formação do(a)
professor(a).
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se
configura como instituição pública de referência no território potiguar. Sua
função social e acadêmica é, primordialmente, a formação inicial e continuada
de professores aptos a atuar na rede básica de ensino, além de outros espaços
(escolares e não escolares). Em todas as edições do PIBID e do PRP, a UERN vem
atuando no fortalecimento dos processos de ensino-aprendizagem, na formação
teórico-prática dos envolvidos, bem como na produção
técnico-científico-pedagógica.
Tais experiências intensificam a relação universidade -
escolas, proporcionando ao(à) licenciando(a) experienciar a prática docente de
forma supervisionada, ao(à) docente da escola uma aproximação com o
conhecimento acadêmico e uma relação triádica que extrapola o indivíduo e
alcança o campo institucional. Consequentemente, estreitam-se as relações entre
as instituições de educação básica e do ensino superior. Como resultado, os
processos de ensino-aprendizagem ganham novas configurações beneficiando os(as)
alunos(as) da educação básica, que podem encontrar na escola um espaço de
formação intelectual, cultural, técnico-científica e cidadã.
O III Seminário Institucional de Avaliação dos
Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN: (trans)formar-se
professor(a) para uma sociedade em mudança representa a materialização
dos esforços e das experiências vivenciadas ao longo da edição 2022-2024 de
ambos os programas. Com o objetivo compartilhar as experiências vivenciadas nos
programas formativos, foram abordadas diferentes temáticas inerentes à formação
docente.
O e-book que o(a) leitor(a) tem ao alcance de seus
olhos é constituído por capítulos elaborados por discentes de graduação e
docentes da rede de educação básica e da UERN. Neles são descritos como as
experiências foram constituídas, vivenciadas e quais resultados foram
alcançados. Com isso, tanto é possível perenizar o processo quanto oferecê-lo
como possibilidade ao alcance de outros(as) professores(as) que visualizem a
possibilidade de replicarem o processo em suas salas de aula.
O livro divide-se a partir das seguintes áreas temáticas:
Formação docente e educação digital; Formação docente, inclusão e diversidade;
Práticas pedagógicas e BNCC; Práticas de alfabetização, letramentos e
multiletramentos; Formação inicial e continuada e as relações Escola –
Universidade; Experiências e metodologias de ensino; Política educacional, formação
docente e o(s) sentido(s) da profissão; PIBID, PRP e a construção da identidade
docente; Currículo e formação de professores; e Residência pedagógica e
estágios supervisionados.
Dentro de cada seção estão os materiais produzidos a partir
dos diferentes cursos de graduação participantes do PIBID e do PRP na UERN, a
saber, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática,
Pedagogia, Biologia, Química, Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia,
Educação Física e Ensino Religioso. A singularidade com a qual cada curso
abordou as temáticas mencionadas articulam-se plenamente com as
particularidades pertinentes ao território brasileiro, envolvendo suas
condições político-econômicas e as políticas educacionais em voga, e com a
universalidade de um mundo globalizado que, ao mesmo tempo, articulado e
fragmentado, exige uma leitura cada vez mais capaz de dar conta das
complexidades e das heteronomias.
A leitura desse material possibilitará visualizar uma
parcela da grandiosidade do mundo da educação e, certamente, munirá
professores(as) e alunos(as) de diferentes alternativas para o ensino em sala
de aula e em outros ambientes educacionais. E, sobretudo, conhecer as práticas
exitosas desenvolvidas nos programas PIBID e PRP da UERN na edição 2022-2024.
Boa leitura!
Antônia Maíra Emelly
Cabral da Silva Vieira
Fábio Ricardo Silva
Beserra
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Responsável
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