{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O III SEMGEPES  foi promovido e organizado pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação Superior (GEPES), do Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro - SP - Brasil. 

Possui entre seus membros alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de outros pesquisadores que investigam a educação superior brasileira na atualidade.

Dentro das temáticas pesquisadas está a da democratização da educação superior, com a expansão do acesso à grupos sociais que não tinham acesso a esse nível de ensino, a permanência dos estudantes e sua trajetória nas universidades públicas, e gestão da educação superior.

O GEPES contou com os seguintes apoios para realização do evento:

- Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro - SP - Brasil.

- Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro - SP - Brasil.

Essa edição foi realizada na modalidade on-line, com o tema "EDUCAÇÃO SUPERIOR: afiliação estudantil, saúde e políticas de formação de professores.


Editorial


É um desafio enorme a realização de um evento. E conseguimos chegar na nossa terceira edição, com a abordagem de um tema extremamente importante, a EDUCAÇÃO SUPERIOR em suas várias vertentes de inquietações, desde a afiliação estudantil, a saúde e as políticas de formação de professores.

Sabemos que a Educação Superior desempenha um papel essencial na formação de profissionais qualificados, em todas as áreas do conhecimento, assim como na promoção do desenvolvimento social, educacional, cultural e econômico do país. Além disso, é um espaço para o aprimoramento do pensamento crítico e  da pesquisa.

A importância da Educação Superior também se reflete na formação de professores, que são fundamentais para garantir a qualidade do ensino em todos os níveis de educação.

Portanto, compreender o papel e a importância da Educação Superior é essencial para promover a afiliação estudantil, a saúde e as políticas de formação de professores. São desafios que precisam ser enfrentados, o acesso, a permanência e conclusão dos estudos, além de questões  relacionadas à saúde de todos os membros que compõem a comunidade acadêmica. Igualmente, a  formação de professores faz parte do rol dessas inquietações.

Nesse cenário, acredito que, assertivamente, os membros dos comitês organizador e científico, muito bem escolheram os convidados que compuseram as 03 mesas redondas virtuais realizadas no dia 11 de novembroAgradecemos a todos os professores e profissionais que as compuseram.

Na categoria científica do evento, totalizaram 25 artigos completos aprovados, devidamente avaliados por pares, por meio de um processo que omite a identidade dos autores e dos avaliadores, que foram submetidos nos 04 eixos:

Eixo 1: Políticas de Formação de Professores

Eixo 2: Acesso e Permanência no Ensino Superior (Reserva / Cotas)

Eixo 3: Saúde na Educação Superior

Eixo 4: Gestão do Ensino Superior

Como mencionado anteriormente, são muitos os desafios a serem enfrentados, no que diz respeito a afiliação estudantil, ao investimento na saúde e bem-estar da comunidade acadêmica, na valorização da formação de professores e na promoção da qualidade, igualdade e equidade. 

Nesse sentido, acreditamos que esses artigos, oriundos de pesquisas científicas, nos trazem importantes contribuições para a temática em pauta, diagnóstico e disseminação de conhecimento. Isso porque essas pesquisas apresentam algumas indicações iniciais para o enfrentamento da realidade contemporânea da educação superior brasileira e nos permitem relacionar com o novo Plano Nacional de Educação 2025-2035 entre os vários eixos contemplados nesse evento.

Nesse contexto, agradecemos ao programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Biociências, da Unesp, Campus de Rio Claro, pelo apoio e divulgação do evento, através do qual tive, inclusive, a oportunidade de realizar meus estudos e pesquisas em nível de Pós-doutorado.

Em nome dos comitês organizador e científico, agradecemos ao Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, pela coordenação do III SEMGEPES e do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES), organizador desse evento.

Fica nosso ensejo de que possamos aproveitar ao máximo essa oportunidade de compartilhamento de conhecimentos por meio das leituras desses 25 artigos!


Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério

Pesquisadora - GEPES

Editora responsável 





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão - jose.aragao@unesp.br

Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério - unespmariaboverio@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}