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Apresentação
O III SEMGEPES foi promovido e organizado pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação Superior (GEPES), do Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro - SP - Brasil.
Possui entre seus membros alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de outros pesquisadores que investigam a educação superior brasileira na atualidade.
Dentro das temáticas pesquisadas está a da democratização da educação superior, com a expansão do acesso à grupos sociais que não tinham acesso a esse nível de ensino, a permanência dos estudantes e sua trajetória nas universidades públicas, e gestão da educação superior.
O GEPES contou com os seguintes apoios para realização do evento:
- Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro - SP - Brasil.
- Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro - SP - Brasil.
Essa edição foi realizada na modalidade on-line, com o tema "EDUCAÇÃO SUPERIOR: afiliação estudantil, saúde e políticas de formação de professores.
Editorial
É
um desafio enorme a realização de um evento. E conseguimos chegar na nossa
terceira edição, com a abordagem de um tema extremamente importante, a EDUCAÇÃO
SUPERIOR em suas várias vertentes de inquietações, desde a afiliação
estudantil, a saúde e as políticas de formação de professores.
Sabemos
que a Educação Superior desempenha um papel essencial na formação de
profissionais qualificados, em todas as áreas do conhecimento, assim como na
promoção do desenvolvimento social, educacional, cultural e econômico do país.
Além disso, é um espaço para o aprimoramento do pensamento crítico e da pesquisa.
A
importância da Educação Superior também se reflete na formação de professores,
que são fundamentais para garantir a qualidade do ensino em todos os níveis de
educação.
Portanto,
compreender o papel e a importância da Educação Superior é essencial para
promover a afiliação estudantil, a saúde e as políticas de formação de
professores. São desafios que precisam ser enfrentados, o acesso, a permanência
e conclusão dos estudos, além de questões
relacionadas à saúde de todos os membros que compõem a comunidade
acadêmica. Igualmente, a formação de
professores faz parte do rol dessas inquietações.
Nesse cenário, acredito que, assertivamente, os membros dos comitês organizador e científico, muito bem escolheram os convidados que compuseram as 03 mesas redondas virtuais realizadas no dia 11 de novembro. Agradecemos a todos os professores e profissionais que as compuseram.
Na categoria científica do evento, totalizaram 25 artigos completos aprovados,
devidamente avaliados por pares, por meio de um processo que omite a identidade
dos autores e dos avaliadores, que foram submetidos nos 04
eixos:
Eixo
1: Políticas de Formação de Professores
Eixo
2: Acesso e Permanência no Ensino Superior (Reserva / Cotas)
Eixo
3: Saúde na Educação Superior
Eixo
4: Gestão do Ensino Superior
Como
mencionado anteriormente, são muitos os desafios a serem enfrentados, no que diz
respeito a afiliação estudantil, ao investimento na saúde e bem-estar da
comunidade acadêmica, na valorização da formação de professores e na promoção
da qualidade, igualdade e equidade.
Nesse
sentido, acreditamos que esses artigos, oriundos de pesquisas científicas, nos trazem importantes contribuições para a temática em pauta,
diagnóstico e disseminação de conhecimento. Isso porque essas pesquisas
apresentam algumas indicações iniciais para o enfrentamento da realidade
contemporânea da educação superior brasileira e nos permitem relacionar com o
novo Plano Nacional de Educação 2025-2035 entre os vários eixos contemplados nesse
evento.
Nesse contexto, agradecemos ao programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Biociências, da Unesp, Campus de Rio Claro, pelo apoio e divulgação do evento, através do qual tive, inclusive, a oportunidade de realizar meus estudos e pesquisas em nível de Pós-doutorado.
Em
nome dos comitês organizador e científico, agradecemos ao Prof. Dr. José
Euzébio de Oliveira Souza Aragão, pela coordenação do III SEMGEPES e do GRUPO
DE ESTUDOS E PESQUISA EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES),
organizador desse evento.
Fica nosso ensejo de que possamos aproveitar ao máximo essa oportunidade de compartilhamento de conhecimentos por meio das leituras desses 25 artigos!
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Pesquisadora - GEPES
Editora responsável
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Responsável
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão - jose.aragao@unesp.br
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério - unespmariaboverio@gmail.com
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