{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE e a I Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas configuram-se como eventos científicos que visam à troca de conhecimentos e ao aprofundamento de temáticas relacionadas à Psicologia. O CBPSI, como carinhosamente chamamos o Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE, bem como a I Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas, foi concebido como um espaço de debate e divulgação técnico-científica junto à comunidade acadêmica, de discentes e profissionais da Psicologia e de áreas afins. Este evento está também alinhado às discussões propostas nas publicações da revista científica do curso de Psicologia da FAE:  Psicofae – Pluralidades em Saúde Mental. 

É importante registrar que ele só foi possível porque em 2016 o I CBPSI foi realizado e, devido ao seu sucesso, proporcionou a sua segunda edição em 2018. E esta terceira edição já estava programada para acontecer em outubro de 2020, o que não foi possível por conta das mudanças e atravessamentos da pandemia de covid-19. Portanto, o III CBPSI vinha sendo idealizado e esperado há três anos e, diante de sua relevância, não poderia ficar engavetado.

Entre 30 de outubro e 01 de novembro de 2023 fomos mais de 400 envolvidos para dias de muito conhecimento. Com o tema em formato de pergunta "Psicologia para que e para quem?" a proposta deste evento partiu do reconhecimento da complexa conjuntura social que estamos inseridos e do caráter dinâmico dos fenômenos psicológicos, que demandam uma formação contínua em prol da produção de novos saberes, destacando a interdisciplinaridade e uma pluralidade emergencial.


Na terceira edição do CBPSI tivemos 32 renomados palestrantes, todos com vasta experiência de pesquisa ou prática em suas áreas de especialidades, que abordaram conteúdos que contribuem para uma reflexão crítica sobre os diferentes modos de fazer a Psicologia.

Discentes, pesquisadores e profissionais desta e de áreas afins puderam refletir sobre suas práticas e a necessidade de uma Psicologia diversa, ética e alinhada com as demandas sociais. Dentre os tópicos que foram abordados durante o evento estão: Combate ao Racismo, Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Uso de Tecnologia, Territórios Tradicionais, Amor e Relacionamentos, Práticas Clínicas, Educação, Neuropsicologia, Políticas Públicas, Trabalho Decente, entre outros.

Em conjunto ao III CBPSI, realizamos a primeira edição da Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas, que dedicou-se a aprofundar os conhecimentos da Neuropsicologia em suas diversas possibilidades de atuação, estabelecendo conexões com a prática clínica da Psicologia de forma crítica e reflexiva.

Ao longo do evento foram apresentados 54 trabalhos, com seus resumos compartilhados neste documento, de diferentes áreas temáticas: Desdobramentos sociais, políticos e comunitários da psicologia; Diálogos em Psicologia Jurídica e Forense; Interfaces entre Psicologia e Educação; Neuropsicologia e Avaliação Psicológica; Psicologia da Saúde e Hospitalar; Psicologia nas instituições, organizações e relações de trabalho; e Teorias e práticas na clínica psicológica.

Destaca-se que este evento foi organizado por mais de um ano, com muito carinho e cuidado, pela comissão composta pelas professoras Lilian Caron, Ana Paula Risson, Alexandra Rodrigues, Camila Muhl, Fran Moleta, Joyce Pescarolo e Marcos Alana Viana e dezessete monitores, alunos e alunas do curso de Psicologia da FAE, um grupo muito dedicado e competente. Contou ainda com o apoio de diferentes núcleos da FAE Centro Universitário e parceiros, como o Conselho Regional de Psicologia do Paraná, a Racional RH Testes Psicológicos e Psicopedagógicos, Cacau Show, Le Cibe Produções e Eventos e a Casa de Passagem Indígena e Cultura Indígena de Curitiba.  

Assim, destaca-se que o III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE e a I Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas produziram trocas teóricas e práticas que qualificaram ainda mais as diferentes formas de fazer Psicologia, em prol de uma Psicologia valorizada e diversa, orientada pela ciência e pela ética, de forma a promover uma sociedade mais plural, com saúde integral e proteção de direitos.


Prof. Me. Edgar Pereira Junior

Coordenador do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário

Coordenador-geral do III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE


Profa. Ma. Lilian Caron

Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicologia da FAE Centro Universitário

Coordenadora-geral da I Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Edgar Pereira Jr.

Coordenador do Curso de Psicologia da FAE
FAE Centro Universitário
(41) 2105-4108 / Ramal (10) 4108
(41) 99202-8120


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}