Carregando
| ★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação

Os Anais do III Colóquio do PROFMAT-UFRRJ reúne os trabalhos apresentados durante o evento, cuja temática central foi “Matemática além da Lousa: Experiências, Emoções e Aplicações”. Para contar a história do Colóquio do PROFMAT-UFRRJ é importante mencionar que a sua primeira edição do colóquio ocorreu em 2018, e a sua segunda edição ocorreu apenas em 2023 após a Pandemia da COVID-19. Esta terceira edição consolida-se como um evento bienal promovido pela Coordenação e pelo Colegiado do PROFMAT-UFRRJ. Mantendo a estrutura da edição de 2023, o evento contemplou uma programação diversificada, composta por sessões de comunicações orais, apresentação de pôsteres, oficinas temáticas e uma mesa-redonda intitulada “Tecnologia e Inovação no Ensino de Matemática: O Futuro da Sala de Aula Digital”, que teve como palestrantes convidados o Prof. Dr. Moises Ceni de Almeida, do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a Professora Nara Fernandes de Oliveira, Embaixadora da Educação Digital de Angra dos Reis.
Na sessão de Comunicações Orais, o evento contou com duas apresentações. A primeira, intitulada “Curvas da Desigualdade: Utilização da Função Quadrática como Instrumento Analítico na Investigação da Pobreza no Brasil”, foi apresentada pela Professora Mariana da Silva Soriano e constituiu em um recorte de sua pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ sob orientação do Prof. Dr. Márcio de Albuquerque Vianna. Por outro lado, a segunda comunicação intitulada “Emprego do Software Scratch para Elaboração de Jogos e Atividades Interativas no Ensino de Funções Quadráticas para o Nono Ano do Ensino Fundamental” foi apresentada pela Professora Kamila Costa Do Nascimento, sendo um resultado de sua pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) sob orientação do Prof. Dr. Claudio Cesar Saccomori Junio.
Por outro lado, na sessão de pôsteres do evento, foram apresentados 17 trabalhos alinhados às linhas de pesquisa do PROFMAT. As apresentações ocorreram no Hall do Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A seguir, estão listados os títulos dos pôsteres que foram apresentados:
1.
UM ESTUDO SOBRE A
COMPREENSÃO DE NÚMEROS RACIONAIS E SEUS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM
UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO
2.
ESTUDO DE FRAÇÕES COM
ATIVIDADES RELACIONADAS AOS COTIDIANOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS
E IDOSOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DA REGIÃO CENTRO-SUL FLUMINENSE
3.
O USO DE METODOLOGIAS
ATIVAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS EM UMA
TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
4.
NUMERAMENTO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL_ EXPERIÊNCIA, INTENCIONALIDADE E CONTEXTOS CULTURAIS NA
CONSTRUÇÃO INICIAL DO PENSAMENTO LÓGICO
5.
Gameficação - o uso de
jogos no ensino da Matemática em turmas do 3° ano do Ensino Médio
6.
O aplicativo
Matemáticas como proposta de ensino de Matemática
7.
HIDROPONIA COMO
LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO GRANDEZAS, PROPORÇÕES,
PORCENTAGEM GEOMETRIA E ESTATÍSTICA
8.
ORIGAMI COMO
FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PERÍMETRO E ÁREA DE FIGUARAS PLANAS EM
UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
9.
ETNOMATEMÁTICA E
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma revisão Sistemática da Literatura
10.
ABSTRAINDO O CONCEITO
DE NÚMERO E DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS
NA 3ª SÉRIE DO ENISNO MÉDIO
11.
A DIMENSÃO AFETIVA DA
ETNOMATEMÁTICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE PÓS GRADUAÇÃO
12.
A INFLUÊNCIA DA
ETNOMATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
13.
Geometria cantada: uma
sequência didática para o ensino de matemática
14.
O uso de grafos para
resolução de problemas em uma turma do terceiro ano do ensino médio
15.
COMO O USO DE
MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA PODE CONTRIBUIR NO APRENDIZADO DE
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
16.
ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO
DE UM RECURSO EDUCACIONAL VISUAL E INTERATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA
COMUNICAÇÃO E DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA
17. TRAVESSIA – ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO DE
RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DA SME-RJ.
Para finalizar o evento, houve uma programação envolvendo oficinas que foram divididas em dois blocos, cada um composto por duas oficinas temáticas. No primeiro bloco, foram oferecidas as oficinas “Geometria em Movimento: Animações Gráficas como Recurso Didático para o Ensino de Construções Geométricas” e “Por que Nunca Apostar em Jogos de Azar em Plataformas Online”. No segundo bloco, ocorreram as oficinas “Trabalhando Semelhança de Triângulos com a Dobradura do Copo de Origami” e “Quizzes Interativos no PowerPoint: Uma Proposta de Gamificação para o Ensino de Matemática”. Todos os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do mestrado do PROFMAT-UFRRJ.
Os
procedimentos para a avaliação destes trabalhos foram a utilização da
Plataforma da Even3 que permitiu a distribuição de trabalhos para onze
avaliadores onde cada trabalho era analisado por dois avaliadores e somente no
caso em que um trabalho tivesse dois pareceres diversos é que era encaminhado
para um terceiro para servir de árbitro.
Por
fim, é crucial reconhecer e agradecer o papel fundamental da Comissão
Organizadora, do Comitê Científico e dos Avaliadores. Seu trabalho incansável
garantiu que as avaliações e apresentações fossem realizadas com excelência e
em estrita conformidade com os princípios éticos da pesquisa científica.
Coordenação
do PROFMAT-UFRRJ

| {{item.denominacao}} |
Responsável
E-mail do Evento:
coloquioprofmat.ufrrj@gmail.com
E-mail da Coordenação do PROFMAT-UFRRJ:
profmat.ufrrj@gmail.com
profmat@ufrrj.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}