{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

APRESENTAÇÃO

 

No período de 01 a 03 de setembro de 2021 foram realizados o II Colóquio Internacional (Brasil-França) e II Mostra Científica Online: Direitos Humanos em pauta - questões contemporâneas e interdisciplinares sobre direito à comunicação e sustentabilidade, eventos objetos da interlocução direta entre a Universidade de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco e a Université Sorbonne na França.

A ação teve o intuito de dar seguimento à oferta de atividades extensionistas e de pesquisa abertas à comunidade em geral (não só à acadêmica), com possibilidades de abordagens interdisciplinares, convidando aqueles que assistiram a estimularem reflexão e debate sobre temas atuais e urgentes. Assim, os esforços entre as Universidade de Pernambuco – UPE e Université Sorbonne na França tiveram como resultado a promoção de estudos nos espaços de diálogo em cooperação internacional sobre temas relacionados à contemporaneidade dos Direitos Humanos.

Vale mencionar que, durante o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, diversos eventos acadêmicos e científicos foram cancelados ou adiados, risco que também afligiu os organizadores dos eventos previstos para o ano de 2021, vez que a pandemia ainda em 2022 é uma ameaça preocupante. E como é de conhecimento global, no momento as aglomerações se mantêm proibidas, medida considerada indispensável para a proteção da saúde e vida das pessoas. Todavia, os resultados parciais e finais das pesquisas produzidas pelos estudantes e profissionais não devem permanecer arquivados, para tanto é fundamental que sejam apresentadas para a sociedade.

Nesse sentido, os eventos foram realizados simultaneamente com o objetivo de oferecer debates com pesquisadores internacionais e nacionais, oportunizar aos alunos e profissionais um evento virtual para a apresentação de resultados, parciais e finais, correspondentes as atividades de pesquisa, sem que os envolvidos precisassem sair do isolamento social para participar do evento, ou exibir os resultados, ou avaliar as exposições, ou participar das discussões decorrentes da exposição.

Faz-se necessário, neste momento, uma breve digressão sobre as origens dos eventos ora apresentados. O I Colóquio Internacional Brasil/México, foi realizado em 2019, sob o tema “Crítica ao Desenvolvimento” e trouxe um diálogo entre a Universidade de Pernambuco - UPE e a Universidade Autónoma do México – UNAM. O I Colóquio teve uma programação bastante diversificada. Ao todo, foram 523 participantes inscritos (entre alunos e professores da Universidade de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino), 11 grupos de trabalho, 102 trabalhos apresentados, cine debate e minicurso oferecidos aos/as inscritos/as, além de conferências de palestrantes brasileiros e mexicanos. Todas as pesquisas apresentadas no formato de resumo foram publicadas em anais e aquelas que foram apresentadas na modalidade artigo foram publicadas em dossiê temático em revista indexada e também em obra org. pela EDUPE – Editora da Universidade de Pernambuco.

Já a I Mostra Científica Online foi realizada no primeiro semestre de 2020, já durante a pandemia. Na ocasião o evento contou com 160 resumos e vídeos submetidos, e com a participação de 32 (trinta e duas) Instituições de Ensino, distribuídas em 4 (quatro) regiões do Brasil, em 12 (doze) Estados, em 3 (três) países e mais de 18,5 mil visualizações.

A riqueza dos debates e dos temas apresentados, assim como o alcance das ações realizadas nos encorajou a propor o II Colóquio Internacional Brasil-França e a II Mostra Científica Online. Nesta edição oferecemos cine debate e minicurso oferecidos aos/as inscritos/as, além de conferências de palestrantes brasileiros, franceses e mexicanos. Ainda, contamos com 301 participantes inscritos (entre alunos e professores da Universidade de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino), 16 grupos de trabalho, 161 trabalhos científicos e vídeos submetidos, com a participação de 65 (sessenta e cinco) Instituições de Ensino, distribuídas em 5 (cinco) regiões do Brasil, em 22 (vinte dois) Estados, em 4 (quatro) países e mais de 10,1 mil visualizações. Todas as pesquisas apresentadas no formato de resumo estão aqui publicadas nos anais do evento. Quanto as pesquisas apresentadas na modalidade artigo, serão publicadas em dossiê temático na Revista do grupo de pesquisa Ditra (REDITRA), bem como em obra org. pela EDUPE – Editora da Universidade de Pernambuco, e ainda, em obra org. no formato bilíngue pela Editora Pimental Cultural.

E assim o fizemos com a certeza de que o mundo não será mais o mesmo depois da pandemia, e as instituições e serviços deverão se adaptar a nova realidade trazida pelo coronavírus, que resulta na urgente introdução das ferramentas tecnológicas virtuais para dar continuidade as tarefas diárias, seja no ensino, na extensão e na pesquisa. O mercado pós-pandemia vai exigir mais conhecimento, que dependerá de mais produção científica, mais resultados de pesquisa, e com mais rapidez, portanto, faz-se indispensável a utilização das ferramentas tecnológicas virtuais para compartilhar o conhecimento já produzido até o momento, todavia, isso deve ser realizado com responsabilidade social, priorizando a saúde e vida de todas as pessoas.

Desse modo, procuramos criar um espaço para colocar os alunos, profissionais e pesquisadores em contato com ideias novas, utilizando do ambiente virtual, sem desrespeitar as regras de isolamento social.

Importante referir que nesta edição nosso projeto foi vitorioso em dois editais de fomento que nos auxiliaram a promover um evento de excelência: um internacional - Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e outro nacional - Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife. Nossos mais sinceros agradecimentos a estas duas instituições.

Para a realização do evento foi fundamental a colaboração de apoiadores a quem somos gratos, e aproveitamos a oportunidade para, fazer esse registro: Université Sorbonne na França, Universidade Leitzig na Alemanha, Escritório Regional Fiocruz Piauí, Ministério Público Federal, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidad Autonoma de Guerrero no México, Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental de Garanhuns, Grupo de Pesquisa em Direito do Trabalho e os Dilemas da Sociedade Contemporânea – DITRA, Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade – GEPT, Grupo de Pesquisas sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias – GPENSE, Centre de Recherche Interdisciplinaire en Juritraductologie – CERIJE, Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco – FCAP; Curso de Direito Campus Arcoverde.

Agradecimento aos alunos do curso de Direito de Arcoverde e da FCAP, aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental de Garanhuns, e aos alunos do curso de Psicologia de Garanhuns.

E por se tratar de um registro, é digna de nota a participação dos nossos professores parceiros, cujos nomes se encontram na ficha técnica destes anais, aos monitores e monitoras equipe “a espera de e prontos para!” a quem passamos a nominar e agradecer pelo trabalho excepcional: Cássia Thais Albuquerque, Diane Muniz, Gabriel Alves Vitor, Joane Roberta da Costa Flores, José Antônio de Melo Bisneto, Kaik Rocha Mamede, Leilane Ferro, Maria Júlia Cabral de Vasconcelos Arruda, Marina Bivar Frazão de Aquino e Rafaela Paixão Freitas.

 

Isabele Bandeira de Moraes D'Angelo                               Giorge André Lando

 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

E-mail: ditra.gp@upe.br 

Instagram: ditra.gp

http://ditraupe.com.br/


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}