ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA HIPOTONIA OROFACIAL E PROTUSÃO LINGUAL EM BEBÊS COM TRISSOMIA DO 21

Publicado em 26/04/2022 - ISBN: 978-65-5941-653-0

DOI
10.29327/161744.1-1  
Título do Trabalho
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA HIPOTONIA OROFACIAL E PROTUSÃO LINGUAL EM BEBÊS COM TRISSOMIA DO 21
Autores
  • Anna Vitória Mendes Viana Silva
  • Andressa Belcheior Mior Gambogi Fidelis
  • Gabriele Andrade Maia
  • Jeniffer Lorrayne Gonçalves Silva
  • Paula Beatriz Santana Diniz
  • Larissa Melgaço Campos
  • Soraia Macari
  • Ana Elisa Ribeiro Fernandes
  • Henrique Pretti
  • Renata Maria Moreira Moraes Furlan
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Odontologia multiprofissional
Data de Publicação
26/04/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiclaio/474453-abordagem-multidisciplinar-da-hipotonia-orofacial-e-protusao-lingual-em-bebes-com-trissomia-do-21
ISBN
978-65-5941-653-0
Palavras-Chave
Síndrome de Down, Terapia miofuncional, Equipe de Assistência ao Paciente.
Resumo
INTRODUÇÃO: Idealizado pelos professores do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da UFMG o projeto de extensão para bebês com trissomia do 21 teve início no segundo semestre de 2019. São realizados atendimentos de bebês diagnosticados com Trissomia do Cromossomo 21, conhecida mundialmente como Síndrome de Down. A equipe é composta por estudantes e profissionais da Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia. OBJETIVO: O objetivo deste projeto de extensão é prestar atendimento a crianças com Trissomia do 21 na faixa etária de 2 meses a 1 ano de idade – destacando a eficácia da associação da Placa Palatina de Memória à terapia miofuncional orofacial para melhora de tônus e postura de lábios e língua em crianças com T21. METODOLOGIA: As crianças já diagnosticadas com T21 através do exame do cariótipo são avaliadas por cirurgiões-dentistas especialistas em Odontopediatria e Ortodontia e alunas do mestrado em Odontologia da UFMG, além disso, passam pela avaliação da equipe de Fonoaudiologia e pela médica especialista do sono. Os profissionais atuam de maneira multidisciplinar, sendo que todos os casos são discutidos. Crianças com más formações de lábios e/ou palato ou que não apresentam alteração na postura da língua e/ou dos lábios não são submetidas à intervenção no projeto, bem como se apresentarem obstrução de vias aéreas superiores, constatada por avaliação otorrinolaringológica. Neste último caso, a criança pode ingressar no projeto, após tratamento indicado pelo otorrinolaringologista. Em caso positivo para indicação da intervenção associada ao uso da Placa Palatina de Memória- PPM, as crianças continuam a fazer parte do fluxo de atendimento do projeto e são acompanhadas periodicamente. A PPM é confeccionada e instalada pela equipe da Odontologia, enquanto a Fonoaudiologia é responsável pela terapia miofuncional e a médica pela avaliação e conduta relacionadas ao sono. RESULTADOS: Até o momento, 60 crianças iniciaram o tratamento no projeto de extensão e se encontram em acompanhamento, a fim de verificar a influência da PPM em longo prazo. Para o planejamento das estratégias terapêuticas prescritas para cada paciente consideram-se as premissas da Terapia de Regulação Orofacial proposta por Castillo Morales, que são o controle postural e estimulação sensorial na face, realizada nos momentos de uso da PPM. Além disso, no projeto também são realizadas pesquisas com os pais/responsáveis com objetivo de avaliar a qualidade de vida destes familiares e sua satisfação após o tratamento do seu/sua filho (a) com a PPM. Foram observados resultados satisfatórios em grande parte dos pacientes atendidos, com melhora da postura da língua e o vedamento labial. O envolvimento da família é fundamental para o sucesso da intervenção, os pais recebem informações das estratégias a serem realizadas com as crianças em casa. As famílias também são orientadas sobre a higienização da placa, o uso da mesma e educação em saúde bucal. CONCLUSÃO: Os tratamentos individualizados com o uso da Placa Palatina de Memória associada à terapia miofuncional orofacial teve resultados positivos para a postura habitual de língua e lábios dos pacientes que iniciaram a terapia no projeto de extensão com bebês com Trissomia do cromossomo 21.
Título do Evento
II Congresso da Liga Acadêmica de Introdução à Odontologia
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso da Liga Acadêmica de Introdução à Odontologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Anna Vitória Mendes Viana et al.. ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA HIPOTONIA OROFACIAL E PROTUSÃO LINGUAL EM BEBÊS COM TRISSOMIA DO 21.. In: Anais do II Congresso da Liga Acadêmica de Introdução à Odontologia. Anais...Recife(PE) UFPE, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IICLAIO/474453-ABORDAGEM-MULTIDISCIPLINAR-DA-HIPOTONIA-OROFACIAL-E-PROTUSAO-LINGUAL-EM-BEBES-COM-TRISSOMIA-DO-21. Acesso em: 09/05/2025

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