PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE REDES PÚBLICAS DA PERIFERIA.

Publicado em 23/07/2026 - ISBN: 978-65-272-2613-0

Título do Trabalho
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE REDES PÚBLICAS DA PERIFERIA.
Autores
  • Fernanda de Souza Soares
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Educação Inclusiva, Diversidade e Sustentabilidade na Pesquisa
Data de Publicação
23/07/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-simposio-internacional-da-pos-graduacao-em-ensino-construindo-redes-para-a-pesquisa-em-ensino-e-a-formacao-docente-639746/1508964-psicologia-escolar-e-educacional-e-suas-interfaces-com-a-educacao-especial-na-educacao-basica-de-redes-publicas-
ISBN
978-65-272-2613-0
Palavras-Chave
Psicologia escolar; educação especial; baixada fluminense.
Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento (PPG em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias da UERJ). O objetivo é analisar a história da Psicologia Escolar e Educacional no campo da Educação Especial e Inclusiva em municípios da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu). Para isto, delimitou-se como objetivos específicos: 1) Levantar a bibliografia sobre a atuação do Psicólogo Escolar e Educacional nos municípios em questão; 2) Pesquisar, categorizar e analisar documentos - boletins oficiais, editais, portarias e os Plano Municipais de Educação - que possibilitem compreender se e como são feitas as contratações dos psicólogos escolares e educacionais dos três municípios; 3) Mapear como funciona a rede educacional quanto à Educação Especial e Inclusiva dos municípios mencionados.  Como referencial, transitará pelas colaborações de nomes importantes para Psicologia Escolar e Educacional brasileira como, por exemplo, Patto e Antunes. Além disso, também pretende abordar trabalhos sobre a história da Educação Especial e Inclusiva como Mazzota (2005) e Jannuzzi (2017). O caminho metodológico eleito foi a abordagem qualitativa e, além disso, se caracterizará como uma pesquisa documental. Até o momento, a pesquisa bibliográfica aponta que existem poucas colaborações a respeito da temática com recorte na Baixada Fluminense, o que nos leva a problematizar sobre como é necessário refletir sobre periferia, suas produções e representações/ausências nas pesquisas acadêmicas. Além disso, é fundamental estabelecer uma articulação dessa problemática com a questão da Educação Especial e Inclusiva para vislumbrar a garantia de direitos.
Título do Evento
2º Simpósio Internacional da Pós-Graduação em Ensino: Construindo Redes para a Pesquisa em Ensino e a Formação Docente
Cidade do Evento
Nilópolis
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º Simpósio Internacional da Pós-graduação em Ensino: construindo redes para a pesquisa em ensino e a formação docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Fernanda de Souza; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE REDES PÚBLICAS DA PERIFERIA... In: Anais do 2º Simpósio Internacional da Pós-graduação em Ensino: construindo redes para a pesquisa em ensino e a formação docente. Anais...Rio de Janeiro(RJ) IFRJ e UERJ, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-simposio-internacional-da-pos-graduacao-em-ensino-construindo-redes-para-a-pesquisa-em-ensino-e-a-formacao-docente-639746/1508964-PSICOLOGIA-ESCOLAR-E-EDUCACIONAL-E-SUAS-INTERFACES-COM-A-EDUCACAO-ESPECIAL-NA-EDUCACAO-BASICA-DE-REDES-PUBLICAS-. Acesso em: 11/09/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes