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Apresentação
É com imensa alegria que
apresentamos os Anais do II Seminário Nacional Questões e Políticas de
Currículo (UFMA/Codó) e do Congresso Internacional de Estudos em Currículo e
Experiências Escolares (CIECE), realizados entre os dias 10 e 12 de junho de
2025, em formato híbrido. O evento, que contou com a participação entusiasmada
de pesquisadoras, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e
pós-graduação, superou todas as expectativas iniciais e consolidou-se como um
espaço plural, crítico e criativo de discussão sobre currículo, política,
diferença e experiência.
Com mais de 500 pessoas
inscritas e mais de 100 trabalhos submetidos e aprovados, o evento se firmou
como um espaço de resistência e produção de sentidos sobre o currículo,
reunindo participantes de diversas regiões do Brasil e também de outros países,
num esforço coletivo de debate e construção de saberes a partir de múltiplas
perspectivas teóricas e práticas.
A parceria entre a
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB), especialmente por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE/UFMA), do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó, e do Mestrado Profissional em
Educação Inclusiva (PROFEI/UEPB), foi fundamental para viabilizar a realização
do evento em sua complexidade, tanto em termos de infraestrutura quanto de
concepção político-acadêmica.
Este volume de anais reúne
os textos completos apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs), os quais foram
organizados a partir de eixos temáticos que refletem as principais preocupações
e tensões em torno do campo curricular contemporâneo. Cada GT foi pensado para
abrir espaço à multiplicidade de vozes, percursos e investigações em torno de
três dimensões estruturantes: diferença, política e espacialidade.
GT1 – Currículo e Diferença:
teve como foco a problematização das múltiplas formas de construção curricular
atravessadas por marcadores sociais como gênero, sexualidade, deficiência, raça
e classe. Os trabalhos desafiaram modelos hegemônicos de currículo e afirmaram
a urgência de se pensar o currículo como território de acolhimento das
diferenças e de afirmação da vida em suas potências.
GT2 – Currículo e Políticas
Educacionais: os autores e autoras se dedicaram à análise crítica das políticas
que incidem sobre a educação básica e superior, especialmente em seus efeitos
na produção curricular. Foram discutidas as maneiras pelas quais as políticas
educacionais constituem sujeitos, saberes e práticas pedagógicas.
GT3 – Currículo e Espaços
Não Escolares: teve como proposta central a discussão sobre os processos de
produção curricular em espaços para além da escola formal. Museus, mídias,
redes sociais, movimentos sociais e outros espaços foram tematizados como espaços
pedagógicos potentes onde práticas educativas acontecem de modo muitas vezes
invisibilizado pelos discursos oficiais.
Reunidos nestes Anais, os
textos apresentados nos três GTs evidenciam a vitalidade do campo de estudos do
currículo, sobretudo quando articulado às questões de diferença, poder,
território e experiência. São contribuições que reafirmam o compromisso com uma
educação crítica, plural, democrática e afetiva.
Agradecemos a todas as
pessoas que submeteram seus trabalhos, que participaram dos GTs com
generosidade intelectual e afetiva, e que fizeram deste evento um verdadeiro
encontro de saberes, corpos e afetos em movimento. Que este livro de Anais
circule, inspire e siga afirmando o currículo como campo de luta, invenção e
esperança.
Codó (MA), 18 julho de 2025.
Comissão Organizadora
II Seminário Nacional Questões e Políticas de Currículo/Congresso Internacional de Estudos em Currículo e Experiências Escolares
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Responsável
questoespoliticasdecurriculos@gmail.com
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