OFICINAS DE ATIVIDADES, DIFERENÇA E JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
OFICINAS DE ATIVIDADES, DIFERENÇA E JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS
Autores
  • Helena Lampert Larré
  • Ana Laura Rodrigues Ferreira
  • Luiz Carlos Falanque Junior
  • Kesia Maria Maximiano de Melo
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752906-oficinas-de-atividades-diferenca-e-jovens-do-ensino-fundamental-ii--um-relato-de-experiencia-de-praticas-extensi
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Terapia Ocupacional, Marcadores Sociais da Diferença, Juventudes
Resumo
Introdução: O Projeto de Extensão “Juventudes, Vulnerabilidades, Desigualdade e Diferença: Tecendo Caminhos” da UFSM tem o objetivo de trabalhar questões decorrentes das desigualdades sociais produzidas pela diferença por meio das Oficinas de Atividades. Para isso, inseriu-se em equipamentos sociais acessados pelos jovens da Região Norte de Santa Maria - RS. Neste trabalho, focaremos nas atividades desenvolvidas em uma Escola Estadual com jovens do ensino fundamental II. Objetivos: Apresentar as práticas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão junto a jovens de uma Escola Pública de Santa Maria - RS, com vistas a mediar processos de troca e reflexão sobre a diferença e seus impactos nos cotidianos desses jovens. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o cenário das práticas do Projeto de Extensão “Juventudes, Vulnerabilidades, Desigualdade e Diferença: Tecendo Caminhos” em uma Escola Pública de Santa Maria - RS. As Oficinas de Atividades foram desenvolvidas do período de maio a outubro de 2023. Participaram das oficinas alunos de sétimo, oitavo e nono ano, com idades compreendidas entre 13 e 17 anos. Resultados/Discussões: Foram propostas oficinas que mediavam o diálogo sobre como a diferença atravessa o cotidiano dos jovens, seus desejos, gostos, relações, espaços de circulação, projetos de vida, comportamentos e oportunidades, tomando como cena o cotidiano escolar, mas também aquilo que se vive fora dele. Os debates foram se complexificando na medida em que questões eram trazidas e problematizadas a partir das atividades propostas. As principais questões apontadas diziam respeito a abordagens indevidas da polícia, não poderem andar em grupo em determinados lugares da cidade, e a restrição à participação em diversos espaços, sobretudo os espaços de lazer, os pertencimentos produzidos dentro do espaço escolar, a escolha daquilo que se quer fazer no futuro, entre outros. Ademais, falas e xingamentos imbricados em diversos tipos de preconceito se expressaram, demonstrando que esses alunos não só sofrem violências, como também as reproduzem. Passados alguns encontros, alunos que, muitas vezes, nem conseguiam perceber determinadas violências que viam/viviam, dada a invisibilidade dos mecanismos que as produzem, conseguiam identificá-las, e olhar mais criticamente para elas, suas causas e formas de reprodução. Considerações finais: As Oficinas de Atividades sobre as desigualdades produzidas através da diferença realizadas na Escola proporcionaram aos alunos uma leitura mais crítica de suas realidades. Possibilitando, assim, que eles pudessem se organizar coletivamente para agir frente às violências vividas no cotidiano escolar vivenciadas na vida cotidiana. Outrossim, o espaço das oficinas se configurou como um espaço potente de trocas, de reflexões, e de elaborações mais críticas sobre formas de reprodução da diferença e estratégias de enfrentamento às desigualdades que decorrem dela.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LARRÉ, Helena Lampert et al.. OFICINAS DE ATIVIDADES, DIFERENÇA E JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752906-OFICINAS-DE-ATIVIDADES-DIFERENCA-E-JOVENS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-II--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-PRATICAS-EXTENSI. Acesso em: 03/10/2024

Trabalho

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