TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL E EVASÃO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APOIO AO RETORNO E À PERMANÊNCIA DOS(AS) JOVENS À/NA ESCOLA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL E EVASÃO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APOIO AO RETORNO E À PERMANÊNCIA DOS(AS) JOVENS À/NA ESCOLA
Autores
  • Beatriz Prado Pereira
  • Nívia de Melo Silva
  • Dominique Freire de Freitas
  • Maria Eduarda de Oliveira
  • Iara Falleiros Braga
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752790-terapia-ocupacional-social-e-evasao-escolar--construcao-de-estrategias-de-apoio-ao-retorno-e-a-permanencia-dos(as
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Escola pública, Juventude, Terapia Ocupacional Social
Resumo
Trata-se de um recorte de uma pesquisa, ainda em andamento, realizada por parte da equipe do Núcleo Metuia - Terapia Ocupacional Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com uma escola de ensino médio integral e técnica, localizada na cidade de João Pessoa/PB e que compõe uma pesquisa multicêntrica intitulada “Cuidado ativo e democrático: apoio ao retorno e à permanência de jovens à/na escola no contexto (pós) pandêmico”. A proposta desenvolvida se dá em detrimento do número elevado de jovens que estão fora da escola no Brasil, apesar de ter um sistema público de educação propagado sob a ideia de ser um direito de todos. Existem diversas maneiras para nomear este fenômeno que é histórico, social e que foi intensificado com a pandemia da Covid-19 - evasão, desistência, abandono – e que representa o não pertencimento de uma parcela importante dos jovens brasileiros à escola, bem como uma escola que não compõe uma rede de suporte social para esses jovens. Diante disso, a terapia ocupacional social na articulação com a escola pública e com os jovens, tem elaborado e fomentado subsídios pautados na luta em direção ao acesso aos direitos sociais, da cidadania e em defesa de uma escola radicalmente inclusiva. Buscou-se apreender o conhecimento acerca das causas da evasão escolar e da dificuldade de permanência, e criar subsídios para o retorno e a permanência de jovens à/na escola. Os acompanhamentos singulares e territoriais foram utilizados como uma metodologia de pesquisa e estratégia de apoio ao retorno e à permanência dos(as) jovens à/na escola. Foram feitos dez acompanhamentos singulares e territoriais, durante os anos de 2022 e 2023, com jovens em situação de evasão ou com dificuldade de permanecer na escola, os quais são majoritariamente, moradores de uma mesma comunidade que é marcada pela extrema pobreza e pela vulnerabilidade social. Durante o percurso, a partir dos diálogos e observações, aparecem questões como o sentimento de não pertencimento à escola, a necessidade do trabalho, a falta de sentido entre escola-projetos de vida, a gravidez na adolescência, e entre as meninas, ciclos de relacionamentos conjugais abusivos, o envolvimento com o tráfico de drogas e o uso abusivo de substâncias. Bem como, a responsabilização/culpabilização individual do jovem pelo fracasso escolar, questões referentes ao sofrimento mental e as fragilidades nas redes sociais de suporte. Identificamos que estes são alguns dos fatores que atravessam o cotidiano dos jovens pobres e se constituem enquanto barreiras à permanência e a finalização do ensino médio. Mas que a escola aparece aquém desse contexto, e por isso, tem se colocado cada vez mais distante da realidade concreta, muitas vezes duras, desses jovens. Os acompanhamentos singulares e territoriais, possibilitaram através de um cuidado e um diálogo mais próximo aos jovens, o fomento e a reflexão junto à escola para que ela consiga acolher melhor as demandas e necessidades das juventudes, e em conjunto às políticas públicas e sociais, possa (re)construir seus espaços, de modo que, faça sentido à/na vida deles, vislumbrando o retorno e a permanência à/na escola.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Beatriz Prado et al.. TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL E EVASÃO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APOIO AO RETORNO E À PERMANÊNCIA DOS(AS) JOVENS À/NA ESCOLA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752790-TERAPIA-OCUPACIONAL-SOCIAL-E-EVASAO-ESCOLAR--CONSTRUCAO-DE-ESTRATEGIAS-DE-APOIO-AO-RETORNO-E-A-PERMANENCIA-DOS(AS. Acesso em: 06/10/2024

Trabalho

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