O USO DA GEOTECNOLOGIA NO MAPEAMENTO DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EVASÃO ESCOLAR.

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
O USO DA GEOTECNOLOGIA NO MAPEAMENTO DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EVASÃO ESCOLAR.
Autores
  • Luis Antônio Santos de Oliveira
  • Alizete dos Santos
  • Diego Menezes de Andrade
  • Emilly Silva Santana
  • Stephany Correia Guedes
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752766-o-uso-da-geotecnologia-no-mapeamento-de-jovens-em-situacao-de-evasao-escolar
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Geolocalização, Mapeamento Territorial, Evasão Escolar, Ensino Médio
Resumo
A geotecnologia é um conjunto de tecnologias focada na coleta, processamento, análise e espacialização de dados para fins de análise e/ou planejamentos diversos, sendo uma ferramenta a ser utilizada para análise de elementos sobre o espaço geográfico, gerando informações sobre tais, através da geolocalização dos fenômenos. Nesse âmbito, o software Google Earth é muito utilizado porque permite registrar dados como a localização e, também, outras informações. Nessa pesquisa, o software foi utilizado para o mapeamento de jovens em situação de evasão escolar, permitindo o registro da localização, o número de faltas escolares e a série dos alunos evadidos do ensino médio de uma escola estadual de ensino integral, localizada em um município de Sergipe. Sendo assim, nosso objetivo consiste em relatar o uso e a importância do aplicativo Google Earth para o mapeamento territorial de jovens do ensino médio em situação de evasão escolar. A pesquisa ocorreu em uma escola de ensino médio, de período integral, localizada em um município de Sergipe, nos meses de agosto e setembro de 2023. Mediante a parceria com uma professora de Geografia da escola, realizamos o levantamento do número de faltas dos alunos durante o ano letivo de 2023, até o mês de agosto, selecionando aqueles que apresentavam um número de faltas igual ou superior a 180, presentes no diário eletrônico do sistema de frequência escolar da Secretaria de Estadual de Educação, o que coloca os estudantes em risco de evasão escolar. As fichas da matrícula escolar, forneceram fontes de dados básicos a serem utilizados, como: endereço, contatos, idade e dados dos responsáveis. Na fase seguinte, esses dados foram cadastrados e vetorizados no Google Earth, o que permitiu o mapeamento geolocalizado dos jovens, dando subsídios para diversas análises do alcance e raio de atendimento da Escola, inclusive da realidade socioeconômica dos estudantes. O mapa construído possibilitou o conhecimento do território no qual a pesquisa estava se desenvolvendo, a compreensão do contexto territorial onde os jovens residiam e a proximidade de suas residências com a escola e com as casas dos jovens pesquisadores do ensino médio, o que permitiu o planejamento das ações na busca ativa dos alunos evadidos, que envolveu duplas de pesquisadores com discentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe e estudantes pesquisadores da Escola em estudo, que residia nas proximidades do aluno evadido. A utilização da geolocalização mostrou-se importante ferramenta para o levantamento de dados dos alunos evadidos, tanto para a compreensão da localidade onde residiam, como para a organização dos números de faltas e outras informações importantes para a pesquisa. Assim, permitiu uma maior agilidade na busca ativa desses alunos, a compreensão do contexto em que eles estão inseridos, o conhecimento da rede de serviços ofertados no entorno de suas residências e o delineamento de medidas que colaborem para a não evasão deste do meio educacional.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Luis Antônio Santos de et al.. O USO DA GEOTECNOLOGIA NO MAPEAMENTO DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EVASÃO ESCOLAR... In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752766-O-USO-DA-GEOTECNOLOGIA-NO-MAPEAMENTO-DE-JOVENS-EM-SITUACAO-DE-EVASAO-ESCOLAR. Acesso em: 14/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes