INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS NEGRAS E/OU DE BAIXA RENDA NO ENSINO SUPERIOR: O COTIDIANO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/FACULDADE DE CEILÂNDIA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS NEGRAS E/OU DE BAIXA RENDA NO ENSINO SUPERIOR: O COTIDIANO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/FACULDADE DE CEILÂNDIA
Autores
  • João Vítor Silva de Sousa
  • Magno Nunes Farias
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752589-insercao-e-permanencia-de-pessoas-negras-eou-de-baixa-renda-no-ensino-superior--o-cotidiano-de-estudantes-da-uni
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Representatividade, Terapia Ocupacional Social, Ações Afirmativas.
Resumo
Introdução: Entende-se que representatividade é a qualidade de um grupo de representar uma população em determinado lugar, sendo a sub-representação a não efetivação da ocupação coletiva de tal grupo a determinado lugar social, aspecto central para pensar o ensino superior e a inserção e permanência da população negra e/ou de baixa renda. A Lei 12.711, de 2012, é fundamental para esse debate, pois reconhece a constitucionalidade das ações afirmativas, dessa forma as universidades federais do Brasil devem resguardar 50% das vagas para alunos negros (pretos e pardos) e de baixa renda. Assim, com o surgimento das ações afirmativas, alunos negros e de baixa renda puderam, em alguma medida, ingressar e se sentirem representados nas universidades. Mas a realidade não é como a esperada, e esses grupos ainda são minoria nas universidades e são maioria em alunos que desistem da graduação. Objetivo: Reflexões iniciais de uma pesquisa em andamento que busca compreender os desafios cotidianos de alunos que entraram para a universidade por meio das ações afirmativas (negros e/ou de baixa renda), bem como entender como esses compreendem sua representatividade nesse espaço. Método: Pesquisa em andamento, que tem como base o método de Sistematização de Experiências. A partir do vínculo com o projeto de extensão Oficinas Metuia Cerrado: espaços educativos de resistência e anti opressão, busca-se construir Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos, a partir da terapia ocupacional social, junto a , focando em alunos que ingressaram na Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia de por meio de ações afirmativas para negros e/ou de baixa renda. Nesse momento da pesquisa e intervenção se está realizando o levantamento bibliográfico sobre a realidade nacional e local das ações afirmativas, além da preparação das Oficinas a serem desenvolvidas no segundo semestre de 2023 e primeiro de 2024. Resultados preliminares: Mesmo que a população brasileira seja composta por mais de 50% de pessoas pretas e pardas, essa população é a que menos ingressa na graduação. Dessa forma, apreendendo essa informação como ponto de partida para compreender como se dá o processo de representativa e pertencimento desses alunos dentro da graduação, a fim de entender qual o percurso acadêmico destes alunos e os pontos positivos e negativos que possam surgir no cotidiano de graduação. Entende-se que a realização das Oficinas pode ser um espaço interessantes de intervenção e produção de experiência, que, analisadas, podem contribuir para o debate sobre permanência e representatividade dos alunos negros e/ou de baixa renda nas universidades.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, João Vítor Silva de; FARIAS, Magno Nunes. INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS NEGRAS E/OU DE BAIXA RENDA NO ENSINO SUPERIOR: O COTIDIANO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/FACULDADE DE CEILÂNDIA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752589-INSERCAO-E-PERMANENCIA-DE-PESSOAS-NEGRAS-EOU-DE-BAIXA-RENDA-NO-ENSINO-SUPERIOR--O-COTIDIANO-DE-ESTUDANTES-DA-UNI. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

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