ESCOLARIDADE, MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM MEIO ABERTO E AS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS NA VIVÊNCIA ESCOLAR

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
ESCOLARIDADE, MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM MEIO ABERTO E AS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS NA VIVÊNCIA ESCOLAR
Autores
  • Carla Regina Silva Soares
  • Amanda Aparecida Jussiani Alves Santos
  • Marta Carvalho de Almeida
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752586-escolaridade-medida-socioeducativa-em-meio-aberto-e-as-experiencias-negativas-na-vivencia-escolar
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Juventude; Direitos da Criança e do Adolescente; Escolaridade;
Resumo
INTRODUÇÃO: O Estatuto da Criança e do Adolescente defende o direito à educação como instrumento indispensável à proteção integral de crianças e adolescentes. Contudo, dados sobre a escolaridade da população brasileira constatam que a evasão escolar acontece principalmente do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, intensificando-se no Ensino Médio. O fenômeno da evasão escolar está presente também entre adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa e, averiguado com mais atenção, revela aspectos relevantes sobre a relação entre evasão escolar e envolvimento com o ato infracional, assim como quanto as futuras oportunidades no mercado de trabalho. OBJETIVOS: Conhecer e analisar atividades escolares de adolescentes e jovens que cumpriram integralmente a medida socioeducativa em meio aberto no período de 2016 a 2020, em serviço da zona sul da cidade de São Paulo. MÉTODO: O estudo de natureza qualitativa e exploratória foi organizado a partir da análise de conteúdo sobre dados de 8 adolescentes em dois diferentes períodos: o início do cumprimento da medida socioeducativa e após o encerramento desta. Dados do primeiro período provêm de registros institucionais elaborados por profissionais do serviço e os do segundo de entrevistas abertas realizadas em 2022 e 2023 com os participantes. Ambos os procedimentos buscaram informações sobre a participação em atividades escolares. RESULTADOS/DISCUSSÕES: Os dados revelaram que os dois adolescentes com 15 anos que cursavam o 1º e o 2º ano do Ensino Médio durante o cumprimento da medida, concluíram esse nível de ensino, e um deles ingressou em curso de graduação. Três jovens que estavam matriculados no 1º ano do Ensino Médio ao iniciarem a medida socioeducativa - com 16, 17 e 18 anos - assim como dois que estavam matriculados no 8ª ano do Ensino Fundamental com 17 e 19 anos, abandonaram os estudos na mesma série em que se encontravam. Apenas um deles cursou um ano escolar durante o cumprimento da medida socioeducativa, avançando da 7ª para a 8ª série do Ensino Fundamental, parando na sequência. Assim como em outras pesquisas, dentre os motivos para o abandono escolar, foram mencionadas dificuldades de aprendizagem e nos relacionamentos no ambiente escolar, falta de interesse em estudar e necessidade de trabalhar. A distorção idade-série e a experiência negativa da vivência escolar anteriores à medida socioeducativa parecem dialogar com a precocidade do abandono escolar, apontando a privação educacional como uma questão crucial para esses adolescentes. Os jovens estão atualmente inseridos em atividades de trabalho informais, em condições precárias e com baixa remuneração. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O abandono escolar se configura como um problema social e de violação de direitos que atinge a população em geral e se acentua para os adolescentes e jovens pobres, pretos, periféricos e em cumprimento de medida socioeducativa. É fundamental recusar a responsabilização individual dos adolescentes/jovens em cumprimento de medida socioeducativa e de suas famílias pelo insucesso da trajetória escolar e aprofundar a compreensão sobre os aspectos que colaboram para a introjeção do sentimento e da experiência de não pertencimento ou da escola como um lugar que não deve ser ocupado.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Carla Regina Silva; SANTOS, Amanda Aparecida Jussiani Alves; ALMEIDA, Marta Carvalho de. ESCOLARIDADE, MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM MEIO ABERTO E AS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS NA VIVÊNCIA ESCOLAR.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752586-ESCOLARIDADE-MEDIDA-SOCIOEDUCATIVA-EM-MEIO-ABERTO-E-AS-EXPERIENCIAS-NEGATIVAS-NA-VIVENCIA-ESCOLAR. Acesso em: 03/10/2024

Trabalho

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