A GUARDA RELIGIOSA DE JOVENS ESCOLARES DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E A EVASÃO ESCOLAR TEMPORÁRIA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
A GUARDA RELIGIOSA DE JOVENS ESCOLARES DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E A EVASÃO ESCOLAR TEMPORÁRIA
Autores
  • Iara Sandrynne Matos Dos Santos
  • Stephany Guedes Reis
  • Pollyane Matos Andrade
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752582-a-guarda-religiosa-de-jovens-escolares-de-religiao-de-matriz-africana-e-a-evasao-escolar-temporaria
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Guarda Religiosa, Evasão, Jovens, Escola.
Resumo
Existe uma diversidade de divindades, crenças, costumes e culturas no Brasil, demonstrando uma variedade religiosa resultante da contribuição de diversos povos. Essa diversidade presume a existência de um aparato legal que resguarde as particularidades de algumas religiões, como é o caso da Lei nº 13.796, de 03 de janeiro de 2019, que prevê prestações alternativas à aplicação de provas e frequência às aulas em dia de guarda religiosa. Ao iniciar uma pesquisa sobre evasão escolar no estado de Sergipe, nos deparamos com algumas situações nas quais os jovens, vinculados à religião de matriz africana, estavam ou estiveram afastados da escola para guarda religiosa por mais de 30 dias durante o ano de 2023, sem abono das faltas no sistema de frequência escolar da Secretaria de Estadual de Educação. Com isso, buscamos compreender de que forma a guarda religiosa, nas crenças de matriz africana, impactaram no processo de escolarização dos jovens do ensino médio de uma escola estadual de Sergipe, com o intuito de averiguar quais as consequências dessa “evasão escolar temporária” no processo de escolarização dos estudantes. Para tanto, foi realizado um questionário com os alunos que participam de religiões de matriz africana em uma Escola estadual de Ensino Médio, de período integral, de um município de Sergipe. O questionário foi aplicado com 3 alunos que realizaram a guarda religiosa entre 23 a 30 dias em 2023. Os estudantes relataram algumas adversidades em relação à escola sobre a orientação de reposição das aulas e das notas durante a “evasão escolar temporária”, entre as quais: a não orientação sobre a reposição das aulas, a não reposição das faltas no sistema de frequência e a solicitação de que os próprios estudantes comunicassem aos professores sobre o período de afastamento. Uma aluna relatou que, em relação às notas nas disciplinas, os professores iriam repetir a que fosse alcançada na prova seguinte à guarda religiosa. Já a percepção da comunidade escolar sobre os alunos que frequentam religiões de matriz africana, os jovens relatam que as opiniões são de acordo com as pessoas, mas ainda existe o entendimento de que eles são “macumbeiros” ou praticam “magia negra”. Com relação a compreensão desses estudantes sobre a intolerância religiosa, eles relataram que ela é movida pela falta de conhecimento sobre a religião e a definem como ataques preconceituosos contra pessoas de diferentes religiões, sendo que, grande parte desses ataques são de cristãos contra pessoas de religião de matriz africana. O estudo demonstrou que a escola não oferece suporte aos alunos que realizam a guarda religiosa. Sendo que, a falta de acompanhamento da escola sobre tal processo pode acarretar em prejuízos para os alunos em relação aos conteúdos abordados no decorrer do período em que estiverem afastados da escola. Apesar de os alunos reportarem que essa evasão temporária não impacta a participação na escola, nota-se que essa prática influencia diretamente no processo de escolarização destes jovens, tendo em vista a dificuldade de acompanhar os conteúdos e a dinâmica da escola quando retornam a mesma.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Iara Sandrynne Matos Dos; REIS, Stephany Guedes; ANDRADE, Pollyane Matos. A GUARDA RELIGIOSA DE JOVENS ESCOLARES DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E A EVASÃO ESCOLAR TEMPORÁRIA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752582-A-GUARDA-RELIGIOSA-DE-JOVENS-ESCOLARES-DE-RELIGIAO-DE-MATRIZ-AFRICANA-E-A-EVASAO-ESCOLAR-TEMPORARIA. Acesso em: 13/10/2024

Trabalho

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