JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO EM PERMANECER.

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO EM PERMANECER.
Autores
  • Andrielly De jesus Silva
  • Stephane Santos de Jesus
  • Stephany Correia Guedes
  • Eliomar dos Santos Bispo
  • Gabriel De Jesus Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752445-jovens-com-deficiencia-no-ensino-medio--o-desafio-em-permanecer
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Deficiência, Jovens, Escola, Terapia Ocupacional.
Resumo
Deficiência é um conceito que está relacionado às restrições sociais impostas às pessoas com limitações, dificultando diretamente na forma como elas participam na sociedade. Com relação aos jovens com deficiência em idade escolar, a permanência na escola torna-se um desafio por inúmeras implicações relativas à condição pessoal, ao convívio com os demais indivíduos que compõem a instituição escola e o próprio ambiente escolar, que frequentemente não oferece subsídios para a permanência de pessoas com deficiência na escola, sobretudo no ensino médio, que exige um maior grau de competências e habilidades cognitivas e sociais. Esse estudo buscou compreender as condições de permanência e inclusão escolar de jovens com deficiência no ensino médio de uma escola pública de Sergipe. Metodologia: O estudo está sendo realizado em uma escola pública, de período integral, em um município do estado de Sergipe. Na primeira etapa da pesquisa, que será apresentada neste resumo, identificamos os jovens com deficiência, estudantes do ensino médio, e exploramos as documentações referentes aos seus estados de saúde/doença, as notas escolares e a frequência escolar, buscando mapear a situação desses alunos na escola e verificar indícios de suporte dessa instituição para a permanência e efetivação da aprendizagem desses jovens. Resultados e Discussão: Na pesquisa foram identificados seis alunos com deficiência e/ou transtorno - 3 diagnosticados com deficiência visual, 1 com transtorno de ansiedade e humor depressivo, 1 com perda auditiva bilateral neurossensorial e 1 com o diagnóstico de deficiência intelectual, epilepsia, perda auditiva e transtorno do espectro do autismo (TEA). Verificou-se que dois alunos, meninos de 19 e 20 anos, apresentavam indicação prescrita de adaptação escolar para a permanência e efetivação da aprendizagem desses jovens no contexto escolar. Um aluno, diagnosticado com perda auditiva bilateral, tinha indicação de intérprete de libras, porém, não teve acesso a esse profissional desde quando iniciou o ensino médio. O outro estudante, com diagnóstico de deficiência intelectual moderada e TEA, tinha como indicação a atenção mais individualizada dos professores no tocante à realização de provas com perguntas mais objetivas, de preferência no formato de prova oral, tempo prolongado de execução de atividades e a não realização de duas provas no mesmo turno, adaptações realizadas pelos professores da escola desde quando o aluno adentrou no ensino médio. Os demais jovens não apresentam indicação prescrita de adaptação, por mais que apresentem dificuldades explícitas nas notas e frequência escolar, bem como na permanência em sala de aula. Diante desse cenário, acreditamos que a terapia ocupacional social pode acompanhar esses estudantes de forma singular, contribuindo na busca por seus direitos dentro e fora da escola, desenvolvendo estratégias com a equipe de professores e ampliando a rede de suporte desses alunos. Conclusão: É inegável a dificuldades enfrentadas por esses jovens para permanecer na escola, contudo ainda precisamos de mais subsídios para entender seus processos de ensino-aprendizagem, por isso, vislumbramos a realização de um questionário com os professores e gestores escolares e a realização de entrevistas com esses jovens para apreender as suas dificuldades e potencialidade em ocupar o ambiente escolar.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Andrielly De jesus et al.. JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO EM PERMANECER... In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752445-JOVENS-COM-DEFICIENCIA-NO-ENSINO-MEDIO--O-DESAFIO-EM-PERMANECER. Acesso em: 09/10/2024

Trabalho

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