A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA DO BRASIL: PERSPECTIVAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NUMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA DO BRASIL: PERSPECTIVAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NUMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Autores
  • Mércia Ellen Gomes Oliveira
  • Airte Leandro Freitas
  • Joao Gabriel Trajano Dantas
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752365-a-utilizacao-de-jogos-e-producoes-audiovisuais-na-contextualizacao-historica-da-populacao-negra-do-brasil--perspe
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Educação, Juventude e Terapia Ocupacional, Étnico Racial
Resumo
Introdução: A desigualdade social e racial é percebida ao longo de toda a história do Brasil, aspectos introduzidos no território com o processo de colonização. São elementos estruturais da sociedade onde o Estado deve sempre desenvolver políticas públicas para amenizar e erradicar tais desigualdades. Com a mudança da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi estabelecida a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira (WALTER, 2017) nas escolas. O Brasil tem diferentes realidades escolares, porém existe um esforço para se estruturar e fortalecer a educação inclusiva, que é uma forma onde as escolas podem oferecer espaços e oportunidades para educação igual para todos (SANTOS, 2021). Dentro deste contexto, o Coffito (2018) estabelece ainda que, o Terapeuta Ocupacional inserido nesse ambiente de atuação deve colaborar no acesso à educação de todos/as os/as estudantes, a fim de melhorar o desempenho do estudante no processo de aprendizado no ensino escolar. Neste sentido, a experiência a ser narrada a seguir aconteceu no contexto da Universidade Estadual do Ceará, dentro da disciplina teórico prática: “Terapia Ocupacional nos Contextos Educacionais”, onde um grupo de estudantes negras, tomando como base suas intencionalidades, as demandas apresentadas pela coordenação da escola e a trajetória proposta pela disciplina, desenvolveram um projeto a ser realizado na eletiva ‘Etnico-racial’ ofertada pela escola. Objetivo: Refletir sobre as experiências de estudantes da terapia ocupacional da Universidade do Ceará numa escola pública de ensino médio e integral localizada num bairro periférico da cidade de Fortaleza. Metodologia: Relato de experiência. A temática foi escolhida no momento teórico na universidade, onde as discentes, em consonância com a coordenação da escola, viram a necessidade de desenvolver temáticas relacionada ao protagonismo de pessoas negras no mundo midiático e artístico, com o intuito de despertar a autonomia, autocuidado e protagonismo preto, como uma maneira de combater o racismo e demais preconceitos ligados a população preta. Resultados e Discussões: – A didática pautou-se no envolvimento em jogos e improvisações teatrais desenvolvidas junto aos participantes. Foi afirmado pelos alunos, que estudar sobre a cultura negra de forma criativa e seguindo uma linha histórica, possibilita a construção do conhecimento amplo que, muitas vezes, não é compreendido pela maioria das pessoas. A partir disso, percebeu-se a relação que os alunos começavam a ter com os assuntos abordados, a partir da construção de um espaço socializador onde tiravam dúvidas entre si sobre sobre os assuntos, promovendo uma educação de qualidade, pois segundo Soares, “[...] a escola é um local em potencial para a democratização do conhecimento” (2010, p.26). . Considerações Finais: Para as acadêmicas, a terapia ocupacional torna-se relevante nesse contexto, não apenas na atenção com indivíduos atípicos, mas com todos, para garantir que o aprendizado e a inclusão chegue a todos, atentando-se à particularidade e ao contexto social de cada um, permitindo que os conteúdos escolares se tornem atrativos e mais vividos.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

OLIVEIRA, Mércia Ellen Gomes; FREITAS, Airte Leandro; DANTAS, Joao Gabriel Trajano. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA DO BRASIL: PERSPECTIVAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NUMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752365-A-UTILIZACAO-DE-JOGOS-E-PRODUCOES-AUDIOVISUAIS-NA-CONTEXTUALIZACAO-HISTORICA-DA-POPULACAO-NEGRA-DO-BRASIL--PERSPE. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

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