MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: AÇÕES DE DIVULGAÇÃO E COLETIVIZAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: AÇÕES DE DIVULGAÇÃO E COLETIVIZAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO
Autores
  • Maria Clara Cavalcanti Cabral
  • Jayner Karolynne de Lima Rodrigues
  • Maria Alice Vieira Pacheco
  • Mauricio Virgulino Silva
  • Joana Rostirolla Batista de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752357-midias-sociais-como-estrategia-de-aproximacao-entre-universidade-e-comunidade---acoes-de-divulgacao-e-coletivizac
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Terapia ocupacional/tendências, educação, formação profissional
Resumo
Introdução: Diante do cenário brasileiro, de uma subárea profissional da terapia ocupacional na educação que utiliza as mídias sociais para a venda de serviços por um viés mercadológico, o Projeto de Extensão Universitária Padarrú: Terapia ocupacional por uma educação libertadora foi implementado em 2022 em parceria com a Educomunicação, numa perspectiva não-publicitária de socialização de conhecimentos sistematizados sobre a terapia ocupacional na educação. Essa ação busca, por meio de uma perspectiva dialógica, refletir, publicizar e divulgar as produções científicas e ações referentes à educação e terapia ocupacional nas mídias sociais, e tem como uma das ferramentas de apoio, divulgação/comunicação o Podcast Educa.TO e os perfis do mesmo e do projeto no Instagram. Objetivos: Neste trabalho, apresentamos nossa experiência de utilização das mídias sociais como estratégia de aproximação entre Universidade e comunidade, tendo como fim a divulgação e coletivização da terapia ocupacional na educação. Método: O cerne da metodologia utilizada no projeto para conectar pessoas interessadas na temática tem sido os verbos Estudar-Comunicar-Reverberar, tendo como estratégia a administração de ferramentas como perfis no Instagram e Plataformas de podcasts. Os conhecimentos produzidos no Educa.TO são definidos, estudados e desenvolvidos coletivamente pelas/pelos integrantes do Padarrú a partir de leituras e oficinas temáticas sobre terapia ocupacional na educação, em que são produzidos conteúdos digitais e realizadas entrevistas com profissionais e acadêmicas/os da terapia ocupacional na educação. Resultados/Discussões: Por meio da divulgação nas mídias sociais, o projeto tem alcançado um amplo público, incluindo acadêmicos, profissionais da área e interessados no assunto. O projeto em tela vem contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre a terapia ocupacional na educação, apresentando uma sistematização desse campo de saber e de prática, informado pela produção de conhecimento prático, teórico e científico. Essa extensão também tem desenvolvido importantes articulações entre acadêmicos e profissionais da subárea, especialmente durante as produções do podcast Educa.TO, em que as entrevistas tornam-se momentos de troca de saberes, gerando acadêmicos interessados no tema e contribuindo positivamente para o fortalecimento e ampliação da inserção de terapeutas ocupacionais neste campo e mais, constituindo subsídio pedagógico para o ensino sobre o tema na formação profissional em terapia ocupacional. Considerações finais: Ao observarmos por um lado um desconhecimento sobre esse campo profissional no Brasil e internacionalmente, e uma invisibilização das produções acadêmicas da terapia ocupacional sobre esse campo, identificamos que a proposta do projeto pode contribuir para uma coletivização da terapia ocupacional na educação, caminhando para comunicar e reverberar as possíveis contribuições da terapia ocupacional para uma educação libertadora, promovendo o diálogo e a sistematização de conhecimentos acadêmicos e práticos, na direção da oferta de mais subsídios teórico-metodológicos e conceituais para as proposições da terapia ocupacional para a educação, maior conhecimento sobre essa atuação profissional e elementos para uma formação profissional melhor informada por esses dois âmbitos - do mercado profissional e acadêmico da terapia ocupacional na educação.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CABRAL, Maria Clara Cavalcanti et al.. MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: AÇÕES DE DIVULGAÇÃO E COLETIVIZAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752357-MIDIAS-SOCIAIS-COMO-ESTRATEGIA-DE-APROXIMACAO-ENTRE-UNIVERSIDADE-E-COMUNIDADE---ACOES-DE-DIVULGACAO-E-COLETIVIZAC. Acesso em: 07/11/2024

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