TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL JUNTO A JOVENS TRANS: CONSTRUINDO ESPAÇOS EDUCATIVOS DE RESISTÊNCIA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL JUNTO A JOVENS TRANS: CONSTRUINDO ESPAÇOS EDUCATIVOS DE RESISTÊNCIA
Autores
  • Eduardo Kimura Barcelos de Lima
  • Rafael Garcia Barreiro
  • Magno Nunes Farias
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/745496-terapia-ocupacional-social-junto-a-jovens-trans--construindo-espacos-educativos-de-resistencia
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
População Trans, Terapia Ocupacional Social, Cotidiano, Participação Social.
Resumo
Introdução: As pessoas transexuais possuem uma invisibilidade na sociedade, tendo em vista a precariedade de acesso a serviços, políticas públicas e o pleno exercício da cidadania, esta população está diariamente sujeita a vulnerabilidade e marginalização. As condições de marginalização do cotidiano impostas a esta população é um reflexo direto da normativa binária, na qual se dita as regras de viver e agir, e tudo que foge do padrão deve ser excluído, tratado ou normatizado. A atuação da terapia ocupacional social tem contribuído para esse debate, a partir da produção de conhecimentos e práticas para fortalecer, juntamente a pessoas trans, estratégias de participação social. Dessa forma, no campo da intervenção busca-se articular e oferecer ações que promovam autonomia e cidadania, de modo que seja possível interferir no cotidiano para promoção de mudanças, as quais estejam alinhadas com os desejos e necessidades dos sujeitos. Objetivo: Relatar a experiência de ações realizadas junto a jovens trans por meio de oficinas de atividades, dinâmicas e projetos, compreendendo os cotidianos vivenciados e as situações de opressão. Método: Trata-se de um estudo que utiliza o método de Sistematização de Experiência, constituído pelo educador popular Oscar Jara Holliday. A experiência analisada aqui foi realizada a partir das oficinas de atividades, dinâmicas e projetos, desenvolvidas junto a jovens trans do Distrito Federal, vinculadas ao projeto de extensão Oficinas Metuia Cerrado: espaços educativos de resistência e antiopressão, da Universidade de Brasília–Faculdade de Ceilândia. Foram três oficinas, que contaram com a participação de sete jovens, desenvolvidas em 2023, no Espaço Cultural Renato Russo. O convite para os encontros ocorreu pelas redes sociais e os interessados se inscreveram por meio de um formulário online. Resultados e discussão: As Oficinas proporcionaram espaços educativos, em prol da promoção de autonomia, participação e cidadania, a partir do debate sobre questões relacionadas ao cotidiano dos jovens trans, de modo a articular possibilidades de mudanças e resistência em meio a processos de vulnerabilidade social e cultural. Entende-se que as oficinas de atividades possuíram um caráter vivencial, no qual materializava questões a partir do envolvimento humano, tendo como objetivo a problematização dos contextos daqueles sujeitos. A problematização se referia a questionar e contrariar a obviedade das situações cotidianas. Durante os encontros surgiram temas relativos à falta de apoio familiar, rede de apoio, disforias de gênero, desrespeito ao nome social, barreiras de acesso a serviços e espaços públicos etc. Ademais, apareceram também debates sobre o desejo por uma sociedade mais justa e igualitária, necessidade de fortalecimento do vínculo familiar, expectativa de vida e planos futuros. Percebe-se que para além de uma população que esteja sujeita a intensa marginalização, esses sujeitos são detentores de conhecimentos diversos, com personalidades e contextos de vida diferentes, com desejo de transformação social para garantia de suas vidas. Considerações finais: O presente trabalho demonstra uma potência da ação terapêutico-ocupacional social junto a essa população, sobretudo na dimensão educativa, voltada para uma educação como prática da liberdade, do diálogo e da conscientização, como estabelece Paulo Freire.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Eduardo Kimura Barcelos de; BARREIRO, Rafael Garcia; FARIAS, Magno Nunes. TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL JUNTO A JOVENS TRANS: CONSTRUINDO ESPAÇOS EDUCATIVOS DE RESISTÊNCIA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/745496-TERAPIA-OCUPACIONAL-SOCIAL-JUNTO-A-JOVENS-TRANS--CONSTRUINDO-ESPACOS-EDUCATIVOS-DE-RESISTENCIA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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