COMO A PRESSÃO ACADÊMICA PODE AFETAR A SAUDE MENTAL DOS ALUNOS?

Publicado em 14/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0766-5

Título do Trabalho
COMO A PRESSÃO ACADÊMICA PODE AFETAR A SAUDE MENTAL DOS ALUNOS?
Autores
  • Glória Lúcia Píxel da Silva
  • Stefanny da Silveira Araújo
  • Mariana Vitória Silva Magno
  • JOSE ERIVELTON DE OLIVEIRA BARBOSA
  • Jaíne Maria Pereira de Souza
  • Conceiçao Aragao
Modalidade
Resumo simples - modalidade oral
Área temática
Temas Transversais
Data de Publicação
14/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-sem-psi-sobral/922431-como-a-pressao-academica-pode-afetar-a-saude-mental-dos-alunos
ISBN
978-65-272-0766-5
Palavras-Chave
Palavras-chave: Saúde mental, Cobrança, Aprovação acadêmica, Peça teatral.
Resumo
INTRODUÇÃO: O artigo em questão enfatiza como a pressão acadêmica continua a impactar significativamente a saúde mental dos estudantes. Os alunos enfrentam um elevado índice de autocobrança devido às exigências constantes de provas, trabalhos, projetos e diversas dinâmicas que são apresentadas como "obrigatórias". Essa pressão não se restringe a um nível de ensino específico, mas afeta igualmente estudantes da educação infantil, ensino médio e superior, resultando em um desgaste físico e mental considerável na tentativa de equilibrar a vida acadêmica, social e profissional. O projeto teatral “Pensamentos Intrusivos” ilustra precisamente a árdua jornada do ensino médio, que, conforme estereótipos sociais, é considerado um momento crucial na vida do estudante, determinando sua capacidade de ingressar em uma instituição de ensino superior e consolidar uma carreira estável, ou, alternativamente, de comprometer seu futuro profissional. OBJETIVO: evidenciar como a pressão durante a vida estudantil é decorrida sobre os estudantes e como isso resulta em consequências negativas, afetando a saúde mental. Ressaltando as principais dificuldades no desenvolvimento em decorrência dessa pressão excessiva. METODOLOGIA: Os alunos da escola EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa participaram ativamente da preparação e execução da peça teatral, sensibilizando a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio. A apresentação contou com a participação de cinco alunos no elenco e foi prestigiada por um público de aproximadamente 120 estudantes. A organização da peça envolveu três semanas de ensaios, realizados durante o horário de almoço dos alunos envolvidos, em espaços cedidos pela própria instituição. A produção não demandou grande quantidade de objetos cênicos, uma vez que os próprios alunos se encarregaram de padronizar os elementos utilizados na apresentação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da metodologia aplicada para conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos da pressão estudantil e da importância da saúde mental. Os resultados mostraram que os estudantes se sentiram mais à vontade para discutir suas experiências após as apresentações. A maioria relatou que a intervenção ajudou a aumentar a empatia entre os colegas e a conscientização sobre a importância do apoio emocional. As discussões pós-apresentação revelaram que muitos alunos ao verem suas experiências refletidas no palco, perceberam que não estavam sozinhos. Além disso, professores e funcionários da escola reconheceram a necessidade de criar um ambiente mais acolhedor e de oferecer recursos para lidar com a pressão acadêmica. CONCLUSÃO: A atividade proporcionou momentos de reflexão e conscientização sobre o tema do Setembro Amarelo, que através da arte foi possível abordar de maneira acessível e impactante questões delicadas, incentivando o apoio mútuo e o cuidado com o próximo. O uso desta metodologia torna o discente protagonista do seu processo de ensino com incentivo à busca de informações. Portanto, essa peça teatral trouxe a garantia de um valioso ensinamento e assim atingiu um objetivo pessoal e profissional.
Título do Evento
II SEMANA DA PSICOLOGIA - UNINASSAU SOBRAL
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da Segunda Semana da Psicologia da UNINASSAU Sobral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Glória Lúcia Píxel da et al.. COMO A PRESSÃO ACADÊMICA PODE AFETAR A SAUDE MENTAL DOS ALUNOS?.. In: Anais da Segunda Semana da Psicologia da UNINASSAU Sobral. Anais...Sobral(CE) uninassau sobral, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-sem-psi-sobral/922431-COMO-A-PRESSAO-ACADEMICA-PODE-AFETAR-A-SAUDE-MENTAL-DOS-ALUNOS. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes