MANOBRA DE VALSALVA MODIFICADA: RELEVÂNCIA CLÍNICA EM CASOS DE TAQUICARDIA SUPRAVENTRICULAR PAROXÍSTICA (PSVT) NA EMERGÊNCIA.

Publicado em 10/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-648-7

DOI
10.29327/1191727.2-58
Título do Trabalho
MANOBRA DE VALSALVA MODIFICADA: RELEVÂNCIA CLÍNICA EM CASOS DE TAQUICARDIA SUPRAVENTRICULAR PAROXÍSTICA (PSVT) NA EMERGÊNCIA.
Autores
  • Daniel de Cristo da Silva Filho
  • Randu Moreira Marques
  • Paulo Luy Alencar Vieira Mariano
  • Uânderson de Mattos Fonseca
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Urgência e Emergência
Data de Publicação
10/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-congresso-nacional-de-trauma-e-medicina-de-emergencia-293952/609866-manobra-de-valsalva-modificada--relevancia-clinica-em-casos-de-taquicardia-supraventricular-paroxistica-(psvt)-na
ISBN
978-85-5722-648-7
Palavras-Chave
Estimulação parassimpática. Taquicardia. Manobra vagal.
Resumo
Introdução: A taquicardia supraventricular paroxística (PSVT) é uma condição clínica em que o ritmo taquicárdico possui um início súbito e finaliza de forma abrupta, deixando o paciente com palpitações, tonturas e sensação angustiante. Etiologicamente pode ocorrer de forma secundária a atividade elétrica anormal ou reentrada por vias acessórias. Dessa forma, como medida para reverter esse quadro, a utilização do estímulo parassimpático vagal, por meio da manobra de Valsalva modificada, em pacientes com PSVT estável, pode contribuir para abortar episódios que possam aparecer na emergência. Objetivo: O estudo tem como objetivo descrever a relevância do uso da Manobra de Valsava modificada em casos de PSVT estável de emergência no Pronto-Socorro. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que foram utilizadas as bases de dados online: Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e PubMed. Os descritores utilizados: “manobra de Valsalva modificada”, “Taquicardia supraventricular” e “Manobra vagal”. Utilizou-se como critério de inclusão o tipo de artigo: estudo prospectivo, retrospectivo, randomizado e transversal, entre os anos “2018” a “2022”. Resultados: O diagnóstico da PSVT ocorre inicialmente por meio de uma avaliação clínica, seguido de exame físico e eletrocardiograma. Ao constatar PSVT estável, a manobra de Valsalva modificada pode ser realizada à beira do leito com o paciente na posição sentada, utilizando-se de uma seringa para que o mesmo promova uma expiração forçada com a boca, na tentativa de empurrar o êmbolo por pelo menos 15 segundos. Imediatamente ao final da expiração, deita-se o paciente em decúbito dorsal e promove a elevação das pernas. A partir da correta realização da manobra e com o auxílio do monitor cardíaco, identifica-se a normalização da frequência cardíaca. Essa ação ocorre devido estimulação vagal em que o aumento da refratariedade do nódulo atrioventricular (AV), interrompe a reentrada por vias acessórias, além de estimular o reflexo barorreceptor diminuindo o retorno venoso nas câmaras cardíacas. Conclusão: Diante o exposto, fica evidente que o uso da manobra de Valsalva modificada, como estimulação parassimpática vagal, em pacientes com PSVT estável, pode contribuir de maneira hemodinâmica para reestabelecer a homeostase cardíaca em casos de emergência clínica, sem a utilização primária de fármacos e de forma não invasiva.
Título do Evento
II Congresso Nacional de Trauma e Medicina de Emergência
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso Nacional de Trauma e Medicina de Emergência
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FILHO, Daniel de Cristo da Silva et al.. MANOBRA DE VALSALVA MODIFICADA: RELEVÂNCIA CLÍNICA EM CASOS DE TAQUICARDIA SUPRAVENTRICULAR PAROXÍSTICA (PSVT) NA EMERGÊNCIA... In: Anais do II Congresso Nacional de Trauma e Medicina de Emergência. Anais...Manaus(AM) Manaus, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-nacional-de-trauma-e-medicina-de-emergencia-293952/609866-MANOBRA-DE-VALSALVA-MODIFICADA--RELEVANCIA-CLINICA-EM-CASOS-DE-TAQUICARDIA-SUPRAVENTRICULAR-PAROXISTICA-(PSVT)-NA. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes