Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O CONGRESSO AMAZÔNIAS: AMBIENTES, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO (COAM) iniciou com o objetivo de fazer uma reflexão sobre as transformações ambientais e o desenvolvimento local na Amazônia em homenagem ao Dia da Amazônia, institucionalizado no Brasil no dia 5 de setembro a partir da Lei N. 11.621 de 19 de dezembro de 2007.
Iniciamos em 2022 com a ideia inicial dos grupos de pesquisa do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA refletirem sobre suas pesquisas realizadas nas Amazônias. O evento ocorreu de 5 a 8 de setembro como tema as “Transformações ambientais e o desenvolvimento local na Amazônia no contexto do século XXI”.
Em 2023 o evento teve como objetivo promover o diálogo entre a academia e profissionais da Pan-Amazônia, para apoiar a construção de soluções para as questões ambientais nas Amazônias. Além de estimular a integração e articulação entre os participantes dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação que atuem na Pan-Amazônia. Para isso, o congresso propôs um espaço para a democratização do conhecimento através de palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos que reuniram cientistas, gestores públicos e organizações da sociedade civil sobre o tema “Mudanças climáticas e resiliências amazônicas”. As resiliências amazônicas são as estratégias que os amazônidas foram desenvolvendo para se adaptarem às mudanças em seus territórios ao logo do tempo em função das transformações socioambientais aqui realizadas, e, consequentemente nos diferentes tipos de impactos gerados no meio ambiente.
O evento discutiu as mudanças climáticas nas Amazônias a partir do conhecimento que já vem sendo construído na região com a apresentação de soluções possíveis para os problemas ambientais com foco no desenvolvimento territorial sustentável para os amazônidas. As atividades contemplaram os principais desafios na Amazônia no contexto das mudanças climáticas, tais como, gestão dos recursos naturais, indicadores climáticos, cidades, agropecuária, conflitos socioambientais, impactos dos grandes projetos e territórios tradicionais. A abordagem interdisciplinar nas discussões foi estimulada, sobretudo com respeito a superação da dicotomia entre desenvolvimento e preservação ambiental.
O evento foi realizado de 4 a 6 de setembro com atividades presencias e com transmissão online simultânea com a realização de mesas temáticas e grupos de trabalhos com apresentações de 85 trabalhos aprovados, sendo 69 artigos científicos, 9 artigos técnico-tecnológicos e 7 relatos de experiências.
Agradecemos a participação dos autores e ouvintes, que foram fundamentais para o êxito do evento. Estendemos nosso agradecimento ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), ao Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA), as Unidades e Subunidades Acadêmicas da UFPA e as Instituições que apoiaram o evento, aos coordenadores de mesas e grupos de trabalho, aos palestrantes, aos membros da Comissão Organizadora, aos técnicos do NUMA e aos bolsistas, sem os quais o sucesso do II COAM não teria sido possível.
Prof. Dr. Gilberto de Miranda Rocha (Diretor Geral do NUMA)
Profa. Dra. Socorro de Almeida Flores (Diretora Adjunta e Coordenadora Acadêmica do NUMA)
Profa. Dra. Rosana Quaresma Maneschy (Coordenadora geral do II COAM)
{{item.denominacao}} |
Responsável
Universidade Federal do Pará
Núcleo de Meio Ambiente
numa@ufpa.br
+55 (91) 3201-7652
Rua Augusto Correa, 01 - Guamá - 66075-110
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}