ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Publicado em 31/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1270-6

Título do Trabalho
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
Autores
  • Maria Clara Ferreira Galvão
  • Gilberto Venâncio Luiz
  • André Luiz de Souza
  • Rodrigo Soares Porto
Modalidade
Artigo Teórico-empírico
Área temática
GT 11 - Empreendedorismo e Marketing na Administração Pública: envolve Economia Criativa, Empreendedorismo, Ações Empreendedoras Públicas, Processo empreendedor público, Contexto e Oportunidade no setor público, Empreendedor Político, Empreendedor Institucional no Setor Público, Empreendedor de Políticas Públicas, Intraempreendedorismo em Organizações Públicas, Marketing no setor público, na política e nas eleições;
Data de Publicação
31/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-ciap-congresso-internacional-de-administracao-publica-da-rede-nacional-profiap-433510/932807-estrategias-de-comunicacao-digital-em-instituicoes-federais-de-ensino-superior
ISBN
978-65-272-1270-6
Palavras-Chave
Marketing Digital; Estratégias; Comunicação; Setor Público
Resumo
O objetivo desse artigo foi de analisar as estratégias de comunicação digital das Instituições Federais de Ensino Superior, que geram mais interação e engajamento dos seguidores na rede social Facebook. Para atingir os objetivos da pesquisa foram pesquisadas informações do Facebook de três Universidades Federais do Estado de Minas Gerais que se destacaram no Ranking de Instituições do Ministério da Educação (MEC) com base no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no dia 28 de março de 2023. A coleta de dados foi realizada de forma manual por meio da análise de cada publicação realizada pelas IES durante o período estipulado. As páginas oficiais, no Facebook das IES’s, são consideradas as unidades de análise deste projeto de pesquisa, e, foram levantados dados do período de 01 de janeiro de 2023 a 30 de junho de 2023, totalizando 6 meses. Pela pesquisa pode-se identificar que diferentes tipos de postagens e horários afetam a interação e engajamento dos seguidores, mas não encontrou evidências suficientes para uma diferença significativa entre os dias da semana e o tipo de conteúdo (institucional versus funcional) no nível de engajamento. Os resultados indicam que, enquanto o horário de publicação e o tipo de mídia afetam o número de curtidas, outras métricas de engajamento, como compartilhamentos e comentários, não são influenciadas de forma significativa.
Título do Evento
II CIAP - CONGRESSO INTERNACIONAL & III CONAP - CONGRESSO NACIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA REDE NACIONAL PROFIAP
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Congresso Internacional e Terceiro Congresso Nacional em Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GALVÃO, Maria Clara Ferreira et al.. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR.. In: Anais do Segundo Congresso Internacional e Terceiro Congresso Nacional em Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP. Anais...Campo Grande(MS) Gran Park Hotel, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-ciap-congresso-internacional-de-administracao-publica-da-rede-nacional-profiap-433510/932807-ESTRATEGIAS-DE-COMUNICACAO-DIGITAL-EM-INSTITUICOES-FEDERAIS-DE-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes