Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Encontro Cultura e Consumo Brasil é antes de tudo um espaço de instrumentalização, discussão e formação de consciência crítica de discentes e docentes interessados em dois elementos centrais dos fenômenos sociais: cultura e consumo. O embrião que origem a este espaço é datado de 2016, quando um grupo de pesquisadores identificados em algum grau com teorias culturais de consumo (especialmente a marca Consumer Culture Theory) se reuniram na Universidade do Grande Rio (Unigranrio) para identificar oportunidades de desenvolvimento desse campo teórico no Brasil. O sentimento acerca da necessidade de construir espaços para qualificação de mestrandos e doutorandos interessados em perspectivas teóricas e metodológicas alinhadas com a noção de Cultura e Consumo se materializou no Encontro Cultura e Consumo Brasil.
A primeira edição do evento tomou forma no ano de 2017, nos espaços do Coppead/UFRJ, com o objetivo de fortalecer a comunidade de Cultura e Consumo Brasil, a partir de discussões teórico-metodológicas e mentorias para alunos de mestrado e doutorado, integrando alunos com docentes, teorias e métodos do campo. Os dois dias de programação foram pensadas de forma a mesclar momento de discussão teórica-metodológica (palestras e painéis) com momentos nos quais os alunos tiveram conversas individuais com os professores presentes (mentorias). Esse formato permitiu integrar professores com maior experiência no campo com alunos que buscavam formação neste campo.
O modelo adotado se demonstrou extremamente bem-sucedido, motivando a realização da segunda edição em 2018 nos espaços do IAG/PUC-RJ. Nesta edição foi adotado uma temática para orientar as reflexões almejadas nos dois dias do evento: “CCB: como ser relevante no sul global?”.
A terceira edição do Encontro Cultura e Consumo Brasil aconteceu nos dias 05 e 06 de setembro de 2019, no auditório Prof. Almir Valladares Fraga, na Cidade Universitária da UFRJ. O tema do evento foi ‘A natureza do Consumo’. Essa edição consolidou o evento tanto termos de público, envolvendo cerca de 100 participantes, quanto no âmbito institucional, contando com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro – FAPERJ. Além disso, a solidificação do evento permitiu obter o registro dos trabalhos apresentados na mentorias no formato de anais. Esse é um marco importante do encontro, permitindo registrar uma síntese das teses e dissertações em construção pelos alunos participantes do evento. Com isso reforça-se o propósito do evento ser um espaço de
formação discente, ao mesmo tempo que permite expor de forma qualificada os seus esforços de pesquisa.
Os trabalhos apresentados nos anais do evento foram discutidos durantes das sessões de mentorias que aconteceram no evento. Nas mentorias, cada discente pode discutir o seu trabalho com um professor com maior experiência no campo de cultura e consumo, visando visualizar oportunidades de avanços no posicionamento teórico, pergunta de pesquisa, método de pesquisa, análise dos dados, entre outras questões). Assim, os trabalhos apresentados no evento e publicado nestes anais seguem a concepção do evento de não ser somente um espaço de disseminação de conhecimento, mas principalmente de formação discente a partir de uma relação mas individualizada entre professores e mestrandos e doutorandos.
Em específico, foram apresentados 14 trabalhos durante as mentorias. Os trabalhos apresentados são oriundos de dez universidades diferentes, sendo elas: UFRJ, FGV, PUC-RJ, PUC-MG, ESPM, UFRGS, Unigranrio, Unisinos, PUC-RS e UFRRJ.
Complementarmente, os anais do 3º Encontro Cultura e Consumo Brasil apresentam três sínteses das falas realizadas durante o ‘Painel de Teses’, espaço dentro do evento destinado para recém-doutores apresentarem tanto os desafios na construção de suas teses. Especificamente, esta edição contou com a participação de Camila Braga, doutora pelo COPPEAD/UFRJ, Carla Caires Abdala, doutora pela EASP/FGV e Renata Couto de Azevedo de Oliveira, doutora pelo PPGA/Unigranrio.
Esperamos que este registro, na forma de anais das discussões do evento, sirva como fonte de consulta acerca das teses e dissertações que possuem como olhar teórico-epistemológico as noções de Cultura e Consumo, bem como sirva como um registro histórico do esforço de construção de uma comunidade de pesquisadores e na própria disseminação do campo teórico nas escolas de marketing do Brasil.
Boa leitura a todos,
Marlon Dalmoro
{{item.denominacao}} |
Responsável
culturaeconsumobrasil@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}