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Apresentação
Nos
últimos anos a Teoria da Objetivação (TO) tem conquistado espaço nos campos de
pesquisa da Educação Matemática e do Ensino das Ciências. No âmbito brasileiro,
é perceptível a consolidação das produções da TO, a nível de mestrado e
doutorado, nos grupos de pesquisa de diversos estados brasileiros, como: Grupo
Al-Jabr de Pesquisa em História, Epistemologia e Didática da Álgebra (UFRPE),
Matemática e Cultura (UFRN), Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de
Ciências (UFMS), Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e
Perspectiva Histórico Cultural (UNIFESP), Pesquisas em Formação de Professores
(UTFPR) e Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (UFRN).
O
crescente interesse pela pesquisa em TO acarretou a criação da Rede
Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO -
https://ricto.com.br/), cujos comitês científico e consultivo são constituídos
por pesquisadores do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México e Venezuela.
Dentre as ações propostas pela RICTO, destacam-se a realização periódica do
Colóquio Internacional em Teoria da Objetivação, sendo o último evento
realizado na modalidade virtual em dezembro de 2022, assim como o Estágio de
Pesquisa em Teoria da Objetivação, orientado pelo Prof. Dr. Luis Radford, cuja
última edição ocorreu na modalidade presencial em março de 2023, na Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Apesar
da existência desse movimento coletivo internacional que propõe ações sobre a
TO, ainda não existiam eventos específicos no Brasil que ampliassem sua
divulgação e que a colocasse em diálogo direto com a comunidade acadêmica e o
público geral de educadores brasileiros.
Nesse
contexto, surge a iniciativa de realizar um Encontro Brasileiro sobre a Teoria
da Objetivação (EBTO), sendo este um evento de âmbito nacional que buscasse
reunir pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade acadêmica
interessada em conhecer, discutir e divulgar a TO.
A
primeira edição foi realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco
(UFRPE), Campus Sede, no bairro de Dois Irmãos, em Recife-PE, no período de 24
a 26 de abril de 2024. Contou com o apoio da Fundação Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à
Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), do Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec) da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC)
da UFRPE, e do grupo de pesquisa Al-Jabr, sob a coordenação local dos Prof. Dr.
Jadilson Ramos de Almeida e Prof.ª Drª. Juliana Martins.
O
I Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação (I EBTO-2024), propôs como
tema os “Desafios e possibilidades para o ensino-aprendizagem de ciências e
matemática”, aspirando discutir não apenas os fundamentos da dimensão teórica
como também as aplicações da teoria para as práticas pedagógicas
contemporâneas, plurais, democráticas, críticas e inovadoras.
A
programação do evento distribuiu-se entre as seguintes temáticas articuladas
com a TO: Formação de professores, Processos de ensino-aprendizagem, Pensamento
algébrico, Diversidades socioculturais, Perspectiva histórica da TO, entre
outras. Além das conferências e mesas redondas, teve como modalidades de
trabalhos ofertados: oficinas, comunicações científicas e relatos de
experiências e apresentação de pôsteres.
O
evento firmou-se como um espaço ativo de encontro que contribui para o
compromisso histórico, social e cultural, bem como a formação de sujeitos
críticos, políticos, reflexivos e éticos, frente aos desafios emergentes na
educação brasileira. Contou com 165 inscritos, sendo estudantes e pesquisadores
de diferentes grupos de pesquisa, brasileiros e estrangeiros, convidados como
conferencistas, ou, como membros das comissões científica e organizadora do
evento.
Ao todo foram apresentados 58 trabalhos, sendo 33 comunicações científicas, 19 relatos de experiência e 6 apresentações de pôsteres. Também foram realizadas 4 oficinas.
Com intuito de divulgar e fortalecer as pesquisas e as produções advindas do evento, organizamos, em parceria com a Rematec, um número temático com 16 trabalhos apresentados no I EBTO.
Os trabalhos publicados na Rematec poderão ser consultados no site da revista (https://www.rematec.net.br/index.php/rematec). Os demais trabalhos estão presentes nestes anais.
A
todas e a todos desejamos uma boa leitura e esperamos que os trabalhos aqui
reunidos tragam boas reflexões e contribuições aos leitores.
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Responsável
Responsável
Al-Jabr - Grupo de Pesquisa em História, Epistemologia e Didática da Álgebra
comissaocientificaiebto@gmail.com
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