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Apresentação
Pesquisadores de renomadas instituições de ensino superior e instituições de Educação Básica, a saber, Universidade de Brasília, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Manaus, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina – Palhoça, reuniram-se em uma força tarefa, entre março e junho de 2020, para a elaboração de uma Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos matriculados na Educação Básica ou no Ensino Superior.
Como um dos
desdobramentos da proposta, foi realizado o I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE
O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: o currículo da educação
básica e do ensino superior, com o objetivo de reunir pesquisadores, surdos e não surdos, de todo
o Brasil e de outros países, envolvidos direta ou indiretamente com o ensino de
“Português Escrito como segunda língua para estudantes surdos”, em pelo menos
um dos níveis, etapas e modalidades de ensino, para divulgarem suas pesquisas e
socializarem os trabalhos que estão sendo realizados.
O Currículo para o ensino
de PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS (PSLS) é uma demanda urgente que
atende a uma das facetas da educação bilíngue de surdos, a qual cresce a cada
dia na nação brasileira. O português encontra-se presente na educação bilíngue
de surdos, tanto no ensino do componente curricular de português como segunda
língua para surdos, quanto nos demais textos escritos que leem durante o ensino dos demais componentes curriculares que compõem o ensino, em contar, com a
tarefa de produção escrita dos estudantes surdos, que, ao lado de atividades em língua de sinais, passa pela realização de atividades em português escrito, propostas
nos diversos componentes curriculares.
É nesse contexto que esta
obra está sendo publicada com o apoio da CAPES, por meio do PAEP. A obra reúne,
sob a responsabilidade de cada autor, os resumos dos trabalhos apresentados
pelos pesquisadores que participaram da elaboração da proposta curricular para
o currículo de PSLS e que se reuniram a pesquisadores internacionais para
socializar suas pesquisas durante o congresso citado, realizado entre os dias 9
e 13 de novembro de 2020, em formato on-line, transmitido pelo canal do Youtube da UnB TV.
Todas as contribuições
indicam que, a curto e a médio prazo, a elaboração de um currículo específico
para o ensino de Português como segunda língua para surdos traz um impacto
positivo dessas ações na prática pedagógica presente nas salas de aula onde é
ofertado o ensino de português como segunda língua para surdos.
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