{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Tenho a satisfação de apresentar os Anais dos Comunicados Científicos do XXXVI Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. Nesta edição de 2020, o mais tradicional Congresso de Direito Público do país ocorre pela primeira vez no formato online. São muitos os desafios impostos pela nova realidade decorrente da pandemia de Coronavirus COVID-19 e pela própria evolução tecnológica pela qual estamos passando. 

Pela primeira vez temos todas as exposições em transmissão pela internet; pela primeira vez temos apresentações em vídeo-resumo; pela primeira vez temos um caderno específico para divulgar os resumos dos comunicados apresentados. São muitas as novidades positivas que, paradoxalmente, acabaram sendo extraídas de uma conjuntura originalmente adversa. A atual Diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo está de parabéns. Maurício Zockun, Cristiana Fortini, Rodrigo Valgas, Ligia Melo de Casimiro e Rodrigo Pironti conseguiram formar uma equipe exemplar para o enfrentamento deste momento difícil, dando continuidade e incrementando em progressão geométrica das atividades do IBDA. 

Parabenizo também o esforço da Professora Ligia Melo de Casimiro e do Professor Alexandre Godoy Dotta, na complicada tarefa de organizar as sessões de apresentação de comunicados e o concurso de artigos jurídicos. Com 65 artigos submetidos, este ano foi batido o recorde histórico nesta modalidade – uma conquista que merece aplausos. Ainda, foram selecionados para a apresentação 77 resumos dentre cerca de 100 submissões oriundas das mais diversas instituições da Administração Pública, setor privado e, principalmente, de Instituições de Ensino Superior brasileiras. 

Congratulações a todos os participantes que enviaram resumos de suas pesquisas para o Congresso. Esta é uma prova de que apesar dos recentes retrocessos sociais e institucionais, os pesquisadores brasileiros ainda insistem em investir seu tempo e dedicação para a inovação e o conhecimento científico. Em um tempo de surpreendente retorno de perspectivas fundamentalistas e anticientíficas, isso deve ser comemorado como um movimento de resistência. 

Emerson Gabardo
Professor Titular de Direito Administrativo da PUCPR
Professor Associado de Direito Administrativo da UFPR
Ex-vice-presidente do IBDA (2017-2019) 




Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Av. Paulista, 1499, 5º andar, cj. 505
São Paulo/SP 
Contato: 055 (11) 3288-5266
E-mail ibda@ibda.com.br
ibda.com.br



Não existem edições anteriores