{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O I Simpósio Nacional de Mulheres na Nanociência foi realizado entre os dias 03 e 06 de junho de 2025, tendo como tema central “Conhecimento e Inovação para Cientistas e Profissionais do Futuro”. Este evento marcou o primeiro evento promovido pela Rede Nacional de Mulheres na Nanociência: Conhecimento e Inovação para Cientistas e Profissionais do Futuro, criada a partir de projeto aprovado na Chamada CNPq nº 31/2023. A proposta da Rede é fomentar ações que incentivem a participação ativa de mulheres — especialmente aquelas oriundas de diferentes contextos étnico-raciais — nas áreas de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) e nos campos integrados de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Com a presença de 274 participantes de 11 estados brasileiros, o simpósio reuniu um público diversificado, composto por 23% de pesquisadoras e pesquisadores, 30% de estudantes de pós-graduação, 32% de estudantes de graduação, 4% de estudantes do ensino médio e 4% de professores e professoras da educação básica. Essa diversidade reforça o compromisso do evento com a inclusão e a construção de redes colaborativas entre diferentes níveis de formação e atuação científica.

A programação foi elaborada para promover a disseminação e democratização do conhecimento científico, despertando o interesse pelas áreas de N&N e STEAM. Ao longo dos quatro dias de atividades, o simpósio contou com: uma conferência de abertura, 22 palestras, 9 oficinas, 3 minicursos, uma mesa-redonda, duas visitas ao Centro de Ciências da UFJF, uma sessão de mentoria para estudantes, além de duas sessões de apresentações orais e duas sessões de pôsteres.

Assim, o I Simpósio Nacional de Mulheres na Nanociência alcançou seu principal objetivo: estimular o estudo e o engajamento na ciência e na nanotecnologia, proporcionando um ambiente acolhedor, colaborativo e inspirador, voltado ao fortalecimento da presença feminina e da diversidade em áreas estratégicas do conhecimento.





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Celly Mieko Shinohara Izumi

celly.izumi@ufjf.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}