{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O I Seminário Nacional “Infância, Juventude e os Direitos Humanos no Brasil”, que ocorreu entre os dias 10, 11 e 12 de setembro de 2025, na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus Gragoatá, em Niterói/RJ, foi organizado pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (NUDISS). O evento teve como tema central os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as armadilhas em torno da afirmação dos direitos humanos no Brasil, eixo que orientou os debates e a estruturação dos seus eixos temáticos.

A escolha do tema ocorreu em um contexto marcado pelo aprofundamento da crise do capital, cujos impactos se intensificaram no período da pandemia e seguiram produzindo destruições ambientais, retiradas de direitos e múltiplas formas de violência. Tal conjuntura impôs a necessidade de respostas teóricas e políticas críticas qualificadas por parte da universidade pública e dos sujeitos coletivos comprometidos com a defesa intransigente dos direitos humanos.
O Seminário se constituiu como espaço de intercâmbio acadêmico, político e cultural, reunindo conferências, mesas coordenadas, eixos temáticos com apresentação oral de trabalhos, minicursos, lançamento de livros, publicação de anais e atividades culturais. O evento promoveu o diálogo interdisciplinar entre diferentes áreas do conhecimento e entre a universidade e a sociedade, acolhendo estudantes, profissionais, professoras/es, pesquisadoras/es e movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos da infância e da juventude.

O evento integrou as comemorações pelos 80 anos da Escola de Serviço Social da UFF – Niterói e também marcou o processo de institucionalização do NUDISS como espaço acadêmico de referência no debate nacional sobre direitos humanos, infância e juventude. Assim, o Seminário reafirmou o compromisso histórico do Serviço Social e das áreas afins com a produção de conhecimento crítico e com a luta por justiça social.

Ebe Campinha, Fábio Simas, Rodrigo Lima
Coordenação Geral

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO EVENTO:

PROGRAMAÇÃO FINAL
QUARTA 10 DE SETEMBRO
13h- Credenciamento
14h- MINICURSOS:
1)Abolicionismo Penal
Hamilton Ferraz (UFF)
Sala 203 – Bloco E
2) Alienação parental e destituição do poder familiar
Débora Rodrigues (UERJ) e Joyce Ferreira (TJRJ)
Sala 303 – Bloco E
3) O Pensamento de Clóvis Moura e as Relações Étnico-Racias no brasil
Sala 401 – Bloco E
4) Refúgio e migração no Brasil contemporâneo
Ariane Paiva (PUC-Rio)
Sala 201 – Bloco E
5) Trabalho social, favelas e espaços populares Francine
Francine Santos (UFF)
Sala 205 – Bloco E
6) A Deficiência enquanto categoria política: perpesctivas críticas e anticapacitistas e anticapitalistas
Lúcia Paiva (UFRJ).
Sala 207 – Bloco E
7) Acolhimento institucional e convivência familiar
Vanessa Saraiva (UFRJ)
Sala 405 – Bloco E
8) Intervenção psicoterapêutica em rede com crianças e adolescentes vítimas de violência
Ana Cláudia Peixoto (UFRRJ)
Sala 207 – Bloco F
9) A política sexual e de gênero no Brasil
Milena Lacerda (UERJ)
Sala 303 – Bloco A
18h- Mesa de Encerramento e Orquestra da Grota
Conferência - 35 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: DESAFIOS PARA PROTEÇÃO INTEGRAL NO BRASIL - Sala Nelson Pereira  dos Santos - Reserva Cultural de Niterói – Irene Rizzini e Ivanir dos Santos

QUINTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO
08:15h- Credenciamento
08:30h- Apresentação oral Eixos Temáticos
13:30h- Apresentação oral Eixos Temáticos
17h- Lançamento de Livros
18h- Mesa Coordenada 1: Mulheres, Violência e Direitos Reprodutivos- Débora Rodrigues – (ALERJ/UERJ), Marisa Chaves (MMSG), Rejane Farias (SMS-Rio) e
Renata Lira (ALERJ/UFF)
Sala 303 – Bloco E
18h- Mesa Coordenada 2: Violência nas Escolas e Desafios Contemporâneos - Aline Abreu (CP2/NEABI),
Gleyce Figueiredo (UFF/IFRJ), Juliana Batistuta (UFRJ) e Rosane Melo – (UFRRJ)
Auditório – Bloco G
18h- Mesa Coordenada 3: Política de Combate e Prevenção à tortura no Brasil-Ana Valeska (MNPCT), Fábio Simas (UFF), Ionara Fernandes (UERJ) e Jacque Cipriany (CNPCT)
Sala 405 – Bloco E
18h- Mesa Coordenada 4: Conselho Tutelar e a Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes - Pedro Oliveira (CEDECA-Rio), Rodrigo Lima (UFF), Sérgio Henrique (ACTERJ) e Vera Cristina (CEDECA-Rio)
Auditório – Bloco O
18h- Mesa Coordenada 5: Ética e Sigilo Profissional - Ana Cláudia Camuri (UFF), Charles Toniolo (UFRJ) e Priscila Keiko Sakurada – (UFF)
Sala 318 – Bloco D
22h- Noite Cultural

SEXTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO
09h- Mesa Coordenada 6: A pesquisa em Serviço Social nas Infâncias e Juventude no Brasil - Amanda Costa, (UFPA), Giovane Scherer (UFRGS), Juliana Batistuta(UFRJ) e Rodrigo Lima (UFF)
Auditório – Bloco G
09h- Mesa Coordenada 7: Trabalho Infantil no Brasil: Exploração sexual e Plataformas Digitais - Alan de Loiola Alves (UNESP),
Ana Carla Rocha (MDS), Ebe Campinha (UFF) e Maria Clara Arruda (UERJ)
Sala 318 – Bloco D
09h- Mesa Coordenada 8: Trabalho profissional e sistema socioeducativo: desafios à garantia de direitos - Bárbara Leite (TJES/EMESCAM), Carolina Oliveira (UFRJ), Fabiana Schmidt (UFRRJ) e Fernanda Kilduff (UFRJ)
Sala 414 – Bloco E
09h- Mesa Coordenada 9: Políticas de drogas e comunidades terapêuticas - Fábio Simas (UFF), Monique Cruz (Justiça Global), Tathiana Gomes (UFF) e Thaisa Guerreiro (DPERJ)
Sala 405 – Bloco E
14h- Mesa de Encerramento - Sala Nelson Pereira dos Santos - Reserva Cultural de Niterói
14:30h- Conferencia- Desafios e Paradoxos dos Direitos Humanos no Brasil - Jefferson Lee Ruiz (UERJ), Sônia Lúcio Lima (UFF) e Weber Lopes Goés (UFABC)
17:00h Coral Canta Piá - Sala Nelson Pereira dos Santos - Reserva Cultural de Niterói

* todas as atividades ocorreram no Campus Gragoatá (UFF)

I Seminário Nacional Infância,
Juventude e os Direitos Humanos no Brasil
Niterói (RJ, Brasil), 10 a 12 de setembro de 2025



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (NUDISS)
Escola de Serviço Social
Universidade Federal Fluminense

Rua Alexandre Moura, 8. Bloco E- Sala 416
Campus Gragoatá
São Domingos. Niterói-RJ

Email: nudiss.ssn.ess@id.uff.br
https://www.instagram.com/nudissuff/

{{'Não existem edições anteriores' | translate}}