{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Grupo de Pesquisas em Estudos Linguísticos em Tipologias de Línguas de Sinais (GPELLSI), da UFPA Campus/Bragança, O GT de Línguas Indígenas de Sinais - LIS, juntamente com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas-NEABI, do Instituto Federal Baiano, campus Teixeira de Freitas, estará promovendo nos dias 13 e 14 de novembro de 2023 o primeiro seminário nacional de Línguas Indígenas de sinais-SENLIS. O tema central do I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais (SENLIS) é discutir e evidenciar a importância dos estudos linguísticos das Línguas Indígenas de Sinais, a Diversidade Linguística e Cultural, a formação de professores e tradutores intérpretes que atuam na educação de indígenas surdos e incentivar novos estudos e pesquisas, além de evidenciar a importância da produção de materiais didáticos específicos para alunos indígenas surdos, possibilitando ao público reflexões importantes ao que diz respeito da diversidade linguística das línguas Indígenas de sinais do Brasil. O Grupo de Pesquisas em Estudos Linguísticos em Tipologias de Línguas de Sinais (GPELLSI) é coordenado pela Profa. Ma. Leila Mota da UFPA Campus/Bragança, Professora de Línguas Brasileira de Sinais - Libras, da Faculdade de Línguas Estrangeiras-FALEST.

 O NEABI- campus Teixeira de Freitas - BA é um Núcleo de Assessoramento de natureza propositiva, consultiva e deliberativa no tocante às questões da diversidade na perspectiva dos princípios multiculturais, tendo como escopo o fomento a estudos das questões étnico raciais e o desenvolvimento de ações de valorização das identidades afro e indígena. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, é coordenado pela Profa. Dra. Priscila Ferreira de Oliveira, Docente  no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- IF Baiano, campus Teixeira de Freitas. O GT de Línguas Indígenas de Sinais – LIS, é vinculado ao GT Nacional das Línguas Indígenas - DILI 2022-2032. É composto por indígenas ouvintes e surdos, parceiros e pesquisadores.

Sendo assim, espera-se ao fim destes dias de reflexão do evento que haja resultados de pesquisas que possam ser divulgados para a comunidade acadêmica e sirvam de “caminho” para encontrar novas possibilidades do “pensar em sala de aula e a pesquisa”.

 01 de julho de 2023.

 Coordenação Geral do I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais - SENLIS




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

David Kaique Rodrigues dos Santos (davidlibras6@gmail.com)

Indira Simionatto Stedile Assis Moura (indirastedile@mail.com)

Leila Saraiva Mota (profleilamotta@gmail.com)


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}