CAIXA DAS EMOÇÕES: SAÚDE MENTAL E BULLYING COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Publicado em 29/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1357-4

Título do Trabalho
CAIXA DAS EMOÇÕES: SAÚDE MENTAL E BULLYING COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores
  • Luanny Carolina Rosa Rodrigues
  • Mariana Gabriela Silveira De Siqueira
  • Quézia Fabrícia Da Silva Paranhos
  • Matheus Torezan Bruno
  • Laryssa da Silva Vieira
  • Graciano Almeida Sudré
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Educação na Saúde
Data de Publicação
29/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-mostra-saude-coletiva-regiao-sul-mt/928710-caixa-das-emocoes--saude-mental-e-bullying-com-criancas-do-ensino-fundamental-i
ISBN
978-65-272-1357-4
Palavras-Chave
bullying, saúde mental, ensino
Resumo
Introdução: O reconhecimento das emoções é um elemento importante na formação de crianças, especialmente no contexto escolar, onde interações sociais intensas podem levar a situações de conflito e bullying. No contexto do Sistema Único de Saúde, a diretriz de participação popular enfatiza a importância de incluir a comunidade, especialmente as crianças, em discussões que abordam não só a saúde física, mas também a saúde mental. A escola, como um ambiente de formação e convivência, desempenha um papel importante na identificação e prevenção de comportamentos de bullying, devendo promover um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos. Objetivos: Descrever a experiência de uma ação educativa realizada em uma escola municipal de ensino fundamental I, por alunos do curso de medicina, com o objetivo de trabalhar o reconhecimento de emoções e conscientizar os alunos sobre o impacto do bullying, incentivando a expressão e discussão de sentimentos relacionados ao ambiente escolar. Metodologia: Relato de experiência de uma ação realizada em março de 2024, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Alunos de cada classe de uma escola foram divididos em três grupos, cada grupo participou de uma atividade utilizando uma caixa contendo perguntas sobre como as crianças se sentiam em situações relacionadas ao bullying, como presenciar uma briga entre colegas, a ausência de um melhor amigo, ou testemunhar agressões físicas ou verbais. As crianças deveriam selecionar, dentro da caixa, uma situação. Após a leitura da situação, escolhiam um emoji que representasse a emoção que sentiam para a circunstância lida e, em seguida, era discutido sobre as atitudes e sentimentos envolvidos na situação. Resultados: As crianças demonstraram grande interesse em expressar suas emoções e discutir as situações apresentadas. Foi percebido que muitas delas tinham poucas oportunidades de serem ouvidas em suas rotinas, o que resultou em uma participação ativa. As discussões revelaram um ambiente onde o bullying era um tema sensível e presente, mas, muitas vezes não abordado diretamente. A atividade permitiu que os alunos refletissem sobre os efeitos negativos do bullying e incentivou uma maior empatia e compreensão entre os colegas. Conclusões: A ação educativa destacou a importância de abordar o bullying de maneira direta. A experiência mostrou que, ao oferecer um espaço seguro para a expressão de sentimentos e discussão de situações de bullying, é possível aumentar a conscientização entre os alunos e promover um ambiente escolar mais solidário e inclusivo. A atividade também revelou a necessidade de uma escuta ativa, mostrando que muitos alunos gostariam de oportunidades para expressar suas preocupações e emoções, o que é fundamental para a prevenção do bullying e para uma boa saúde mental. Ao final da atividade alguns alunos foram selecionados para uma escuta individual e cada situação de alerta foi levada para discussão de caso intersetorial com a equipe de coordenação da escola.
Título do Evento
I Mostra de Saúde Coletiva da Região Sul de Mato Grosso: Experiências exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde
Cidade do Evento
Rondonópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Saúde Coletiva da Região Sul de Mato Grosso: Experiências exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Luanny Carolina Rosa et al.. CAIXA DAS EMOÇÕES: SAÚDE MENTAL E BULLYING COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.. In: Anais da Mostra de Saúde Coletiva da Região Sul de Mato Grosso: Experiências exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Anais...Rondonópolis(MT) UFR, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-mostra-saude-coletiva-regiao-sul-mt/928710-CAIXA-DAS-EMOCOES--SAUDE-MENTAL-E-BULLYING-COM-CRIANCAS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-I. Acesso em: 13/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes