OCUPAÇÃO URBANA EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE AOS CURSOS D’ÁGUA NA BACIA DO SÍTIO DOS PINTOS, RECIFE-PE

Publicado em 05/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2310-8

Título do Trabalho
OCUPAÇÃO URBANA EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE AOS CURSOS D’ÁGUA NA BACIA DO SÍTIO DOS PINTOS, RECIFE-PE
Autores
  • Maria Eduarda Alves Silva
  • Lara França da Silva
  • Flávio Lucas Azevedo Ferreira
  • Lucas Mota França dos Santos
  • HERNANDE PEREIRA DA SILVA
Modalidade
Resumo expandido (clique aqui para fazer o download do template)
Área temática
Gestão integrada de recursos hídricos
Data de Publicação
05/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-congresso-pernambucano-recursos-hidricos/1444670-ocupacao-urbana-em-areas-de-preservacao-permanente-aos-cursos-dagua-na-bacia-do-sitio-dos-pintos-recife-pe
ISBN
978-65-272-2310-8
Palavras-Chave
Bacia hidrográfica urbana; áreas de preservação permanente; uso e ocupação do solo; geoprocessamento; conflitos ambientais.
Resumo
O processo de urbanização em bacias hidrográficas urbanas tem intensificado alterações no ciclo hidrológico, sobretudo em função da impermeabilização do solo e da supressão da vegetação ciliar. Nesse contexto, o presente estudo analisou as Áreas de Preservação Permanente (APPs) associadas aos cursos d’água da bacia hidrográfica do riacho Sítio dos Pintos, localizada na porção oeste do município do Recife (PE), avaliando a influência da ocupação urbana sobre essas áreas legalmente protegidas. Foram utilizados dados de sensoriamento remoto do Programa Pernambuco Tridimensional (PE3D) e do Google Satélite, processados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), com auxílio do software QGIS. A delimitação das APPs foi realizada conforme os critérios estabelecidos pela Lei nº 12.651/2012, mediante aplicação da ferramenta buffer, sendo posteriormente sobreposta à camada de uso e ocupação do solo para identificação de conflitos. Os resultados evidenciaram a presença significativa de edificações e infraestruturas urbanas inseridas nas faixas marginais protegidas, incluindo trechos com supressão de vegetação ciliar. A sobreposição da bacia com unidades de conservação reforça a relevância ambiental da área e a incompatibilidade entre a ocupação observada e os objetivos de conservação. Conclui-se que o geoprocessamento se mostrou eficaz para o diagnóstico espacial dos conflitos ambientais, fornecendo subsídios técnicos ao planejamento urbano e à gestão ambiental.
Título do Evento
I Congresso Pernambucano de Recursos Hídricos
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Pernambucano de Recursos Hídricos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Maria Eduarda Alves et al.. OCUPAÇÃO URBANA EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE AOS CURSOS D’ÁGUA NA BACIA DO SÍTIO DOS PINTOS, RECIFE-PE.. In: Anais do Congresso Pernambucano de Recursos Hídricos. Anais...Recife(PE) Escola Politécnica de Pernambuco, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-congresso-pernambucano-recursos-hidricos/1444670-OCUPACAO-URBANA-EM-AREAS-DE-PRESERVACAO-PERMANENTE-AOS-CURSOS-DAGUA-NA-BACIA-DO-SITIO-DOS-PINTOS-RECIFE-PE. Acesso em: 12/07/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes