Título do Trabalho
O ESPORTE COMO PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM IDOSOS ATLETAS EM SANTO ANDRÉ (SP)
Autores
  • Bruno Manias
  • Bruna Gabriela Marques
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
Saúde em uma perspectiva ampliada na Educação Física
Data de Publicação
27/07/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-congresso-estadual-do-cbce-v-seminario-de-praticas-pedagogicas-de-educacao-fisica-escolar-vi-encontro-de-praticas-pedagogicas-e-inclusivas-717701/1563188-o-esporte-como-promocao-do-envelhecimento-ativo--um-relato-de-experiencia-com-idosos-atletas-em-santo-andre-(sp)
ISBN
978-65-272-2650-5
Palavras-Chave
Envelhecimento ativo; esporte; idosos; qualidade de vida; políticas públicas.
Resumo
O envelhecimento populacional constitui um dos principais fenômenos sociais contemporâneos, demandando a criação de estratégias voltadas à promoção da saúde, qualidade de vida e inclusão social da população idosa. Nesse contexto, a prática esportiva tem se consolidado como importante instrumento para o desenvolvimento do envelhecimento ativo, contribuindo não apenas para benefícios físicos, mas também para aspectos emocionais, sociais e identitários. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do projeto Time Master Santo André, desenvolvido no município de Santo André (SP) há mais de dez anos com atletas acima de 45 anos, com predominância de participantes idosos. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, fundamentado na observação sistemática das práticas realizadas, na experiência profissional do coordenador e na análise dos impactos percebidos ao longo da trajetória do projeto. O Time Master Santo André organiza-se por meio de treinamentos regulares, participação em eventos esportivos e competições municipais e estaduais, envolvendo modalidades como voleibol adaptado, atletismo, natação, tênis de mesa e jogos de mesa. As atividades são planejadas considerando as individualidades e necessidades dos participantes, promovendo um ambiente seguro, acolhedor e socialmente integrador. Os resultados observados evidenciam melhorias significativas na capacidade funcional, mobilidade, autoestima, socialização e fortalecimento do sentimento de pertencimento ao grupo. Além disso, a prática esportiva possibilita a ressignificação da velhice, permitindo que os participantes se reconheçam como sujeitos ativos e protagonistas de suas próprias trajetórias. A discussão fundamenta-se em referenciais teóricos relacionados ao envelhecimento ativo, ao cuidado de si, ao capital social e à construção identitária no esporte, destacando que os benefícios da prática esportiva ultrapassam a dimensão biológica e assumem importante papel sociocultural. Também foram identificados desafios relacionados à limitação de políticas públicas, infraestrutura esportiva e barreiras sociais ainda presentes no acesso ao esporte competitivo na velhice. Conclui-se que o esporte representa uma potente ferramenta de promoção do envelhecimento ativo e inclusão social, sendo fundamental ampliar investimentos e políticas públicas que garantam acesso democrático às práticas esportivas para a população idosa.
Título do Evento
EDUCAÇÃO FÍSICA LIBERTADORA EM TEMPOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS AUTORITÁRIAS E ANTIDEMOCRÁTICAS
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Estadual de São Paulo do CBCE, Seminário de Práticas Pedagógicas de Educação Física Escolar e Encontro de Práticas Pedagógicas Inclusivas e Esportivas: Educação Física libertadora em tempos de políticas educativas autoritárias e antidemocráticas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MANIAS, Bruno; MARQUES, Bruna Gabriela. O ESPORTE COMO PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM IDOSOS ATLETAS EM SANTO ANDRÉ (SP).. In: Anais do Congresso Estadual de São Paulo do CBCE, Seminário de Práticas Pedagógicas de Educação Física Escolar e Encontro de Práticas Pedagógicas Inclusivas e Esportivas: Educação Física libertadora em tempos de políticas educativas autoritárias e antidemocráticas. Anais...Sao Paulo(SP) USJT - CBCE SP, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-congresso-estadual-do-cbce-v-seminario-de-praticas-pedagogicas-de-educacao-fisica-escolar-vi-encontro-de-praticas-pedagogicas-e-inclusivas-717701/1563188-O-ESPORTE-COMO-PROMOCAO-DO-ENVELHECIMENTO-ATIVO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-COM-IDOSOS-ATLETAS-EM-SANTO-ANDRE-(SP). Acesso em: 01/11/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes